Nelson Treglia
[email protected]
Santa Cruz do Sul entra no feriadão de Natal com uma notícia de grande relevância na área econômica. A Imply Tecnologia anunciou nesta sexta-feira, 21 de dezembro, que comprou toda a área onde funciona a Gaúcho Diesel, além de um terreno anexo. Em uma extensão de cerca de três hectares, será realizada a expansão da Imply a partir do ano que vem. O anúncio foi feito em entrevista coletiva à imprensa na sede da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. O investimento, somando a compra da área e a construção, ficará em torno de R$ 20 milhões. A conclusão das obras está prevista dentro de um prazo de 24 meses.
A Gaúcho Diesel está localizada na RSC-287, Km 108,6, entrada de Rio Pardinho, nas proximidades da Imply Tecnologia. A entrevista coletiva na Prefeitura contou com a presença do presidente da Imply, Tironi Paz Ortiz, e do prefeito Telmo Kirst. Ortiz garantiu que, além de empregos com a realização das obras, serão gerados postos de trabalho na nova área em que a empresa será ampliada. “Para a Imply, este novo investimento significa solidificar nossas raízes aqui em Santa Cruz. O objetivo é continuar levando o nome de Santa Cruz em nossos produtos e serviços para outros estados e para outros países. Hoje estamos presentes em mais de 60 países. Acreditamos no potencial da cidade, na mão de obra formada nas universidades e escolas técnicas locais. Para nós é de profunda importância a valorização da gente daqui”, explica Tironi Paz Ortiz.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, César Cechinato, que esteve presente no anúncio do investimento, destacou que Santa Cruz do Sul é uma cidade privilegiada. Cechinato lembrou que, conforme pesquisa divulgada pela Revista Exame, o município é o segundo melhor para se investir no Rio Grande do Sul, atrás apenas da capital Porto Alegre.
Já o prefeito Telmo Kirst demonstrou enorme satisfação com a atuação da Imply até o momento e com o investimento que ela fará a partir de agora. “A Imply é a empresa, atualmente, que mais projeta Santa Cruz para o mundo”, disse o prefeito.
IMPLY
A Imply Tecnologia Eletrônica, conforme o site da empresa, conta com mais de 200 colaboradores. Oferece produtos e serviços em acessos, autoatendimento, entretenimento e painéis. A Imply foi fundada em 2003. A empresa aposta no alto desenvolvimento tecnológico, através de uma forte capacidade de P&D (pesquisa e desenvolvimento), engenharia de produtos, desenvolvimento de softwares e hardwares. Utiliza tecnologias para projetar soluções com o objetivo de ajudar os clientes a alcançar novos níveis de performance.
A empresa é reconhecida pela certificação ISO 9001, e premiações como o Prêmio Líderes & Vencedores 2018 (ACI Santa Cruz do Sul), 46º Prêmio Exportação Destaque Inovação Tecnológica (ADVB/RS), 45º Prêmio Exportação Destaque Setorial Serviços TI (ADVB/RS), 44º Prêmio Exportação Destaque Setorial Eletroeletrônicos (ADVB/RS), 40º Prêmio Exportação Destaque Mercadológico (ADVB/RS), 39º Prêmio Exportação Destaque Avanço Global (ADVB/RS), Prêmio Campeã da Inovação 2015 – Setor Eletroeletrônicos (Grupo Amanhã), Prêmio Destaque Inovação 2010 (BRDE), entre outros.
GAÚCHO DIESEL
A empresa Gaúcho Diesel foi fundada na década de 1940. Inicialmente, atuava no segmento de transporte de passageiros. Em 1956, com a comercialização dos ônibus Mercedes-Benz e a necessidade de manutenção dos veículos, foram criadas as seções de Peças e Oficina. Dois anos depois, surgiu a revenda Mercedes-Benz no centro de Santa Cruz do Sul.
Em 1979, a Gaúcho Diesel dividiu suas atividades em: Transporte de Passageiros (Expresso Gaúcho) e Concessionária Mercedes-Benz (Gaúcho Diesel). Em 1982, a empresa mudou-se para a RSC-287, onde se encontra atualmente. Desde 1999, a Gaúcho Diesel integra o Grupo Apomedil, com atendimento a 60 localidades no Rio Grande do Sul.
Em abril de 2018, a empresa deu a largada em uma nova construção na entrada do Loteamento Novo Horizonte, no bairro Germânia, nas proximidades da sede atual, junto à RSC-287. A nova sede da Gaúcho Diesel ficará entre a Terra Fácil e a Jeep, e conforme o diretor comercial da empresa, Dirceu Weiand, a conclusão da obra está prevista para janeiro de 2019. Weiand destaca que a Gaúcho Diesel permanecerá em localização semelhante, no trevo que ganhou o nome da empresa, por ter sido a primeira a se instalar na localidade.