Início Saúde Integrantes do programa do cluster de saúde no RS vão à Feira...

Integrantes do programa do cluster de saúde no RS vão à Feira Médica na Alemanha

Entidades e empresas integrantes do Programa Cluster de Tecnologias para Saúde/RS participam na Alemanha, entre os dias 14 e 21 deste mês, de uma missão prospectiva na Feira Médica, em Düsseldorf. Este é o maior ponto de encontro de profissionais da área de todo o mundo. 

O programa de instalação do cluster no Rio Grande do Sul é para impulsionar o desenvolvimento econômico e melhorar os indicadores de saúde da população. Além disso, deverá se tornar uma referência na geração de conhecimento e produção de tecnologias e serviços em saúde. 

A missão à Alemanha é considerada prioritária nas metas estabelecidas a curto prazo pelos representantes do cluster. Tem como objetivos divulgar o programa desenvolvido pelo Estado em parceria com o Medical Valley e realizar contatos diretos dos representantes gaúchos com as empresas alemãs – em especial, as do Medical Valley – e com os demais expositores e visitantes da feira.

Dentro da programação, pensando em futuras parcerias, os representantes da missão também terão reuniões importantes com entidades e empresas dos Estados Unidos e de Israel.  

A presidente do Badesul, Susana Kakuta, destaca a importância da participação gaúcha na Feira Médica: “A atração de investimentos, a prospecção de parcerias, as transferências de tecnologias, o desenvolvimento de novos produtos e os contatos para futuras exportações e importações são ações estratégicas e fundamentais para o progresso da implementação do cluster e o desenvolvimento econômico e social do Estado”.

A missão é organizada pelo governo do Estado em conjunto com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) e o Sebrae/RS. Terá a participação de representantes de empresas, hospitais, universidades, parques tecnológicos e entidades públicas e privadas.

Termo de cooperação

Em maio de 2015, o governador José Ivo Sartori esteve em Erlangen, na Alemanha, onde assinou o termo de cooperação com o presidente do Medical Valley, Erich Reinhardt, para apoio à instalação do cluster de tecnologias para saúde no RS, reunindo indústrias, universidades, centros de pesquisas, hospitais e o governo do Estado, através de suas secretarias relacionadas e autarquias. 

Em agosto, no Palácio Piratini, foi firmado termo de cooperação para estabelecimento do cluster entre o governo do Estado e entidades representativas de universidades, hospitais, empresas, prefeituras, planos de saúde, associações empresariais e setoriais, instituições de apoio, parques tecnológicos e arranjos produtivos locais. Representantes de 44 entidades e prefeituras assinaram o documento, em ato com a participação do diretor executivo do Medical Valley, Tobias Zobel.

O Medical Valley é um dos nove clusters de excelência implementados pelo governo alemão, para gerar economia através da inovação tecnológica. Na Alemanha, reúne mais de 500 empresas, desde companhias de grande porte até um percentual muito grande de startups, 16 universidades e mais de 40 instituições de saúde. Está instalado em Erlangen, a 27 quilômetros de Nuremberg.

Fonte: Governo do Estado