Início Cultura Integração | Reunião de lideranças para o Bicentenário

Integração | Reunião de lideranças para o Bicentenário

Encontro uniu forças para marcar os 200 anos de imigração alemã

Encontro alinhou programação do Estado a dos municípios da região
Lucca Herzog

Lucca Herzog
[email protected]

Estamos nos preparativos para os 200 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul, juntamente com os 175 anos da imigração em Santa Cruz do Sul, que acontecem em 2024. Tendo como marco principal o 25 de julho, representantes da comissão estadual oficial do Bicentenário, vinculados à cultura germânica regional, reuniram-se na manhã desta quarta-feira, 6, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), para definir os caminhos da programação.

O encontro foi conduzido pelo presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã no RS, o subsecretário de Justiça e Integridade Institucional da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado, Rafael

Gessinger, que expôs o texto de decreto da Comissão em nível de estado para os presentes, examinando-o.
Além de apresentar o canal oficial das comemorações, Gessinger elencou sugestões para que as lideranças possam mobilizar suas comunidades para realizar ações que fomentem a cultura germânica, frisando que o marco não deve ser só uma comemoração, mas também um resgate: “Queremos promover uma grande sensibilização, para que nos mais diversos locais, sejam eles públicos ou privados, tenham algo que remeta à história da imigração”. Além disso, o coordenador salientou que, baseando-se nos direitos humanos, o foco das comemorações deve ser, primeiramente, o bem cultural mais precioso: o valor humano dos imigrantes.

O Rio Grande do Sul é o primeiro estado brasileiro a realizar uma homenagem oficial à data, que une os dois países. Rafael ressaltou a importância de vínculos institucionais para estreitar ainda mais as relações entre Brasil e Alemanha, a fim de pavimentar o caminho para um futuro acordo de cooperação técnica estável.

Gessinger apresentou, ainda, a logomarca do Bicentenário, e expôs um formulário para que as entidades, comissões e municípios insiram eventos alusivos ao ano das comemorações. O ponto alto das festividades, segundo ele, ocorrerá no dia 26 de julho de 2024, com o Concerto de Gala da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), na capital. Santa Cruz do Sul está entre as cidades escolhidas para também receber concerto da Orquestra.

O presidente da comissão local, Paulo Trinks, assegurou que Santa Cruz está organizando-se para realizar um resgate histórico da imigração. “Já estamos com 25 pessoas envolvidas nas subcomissões. Queremos fazer um resgate, inclusive buscando representantes de municípios vizinhos, que se desmembraram de Santa Cruz, para realizar uma pesquisa nas mais diferentes áreas, como gastronomia, arquitetura, folclore, inclusive buscando depoimentos das pessoas mais antigas, e a partir disso criarmos um cronograma de ações festivas”, declarou.

Na reunião, que contou com a presença do vice-presidente da comissão regional Djalmar Marquardt e do Secretário da pasta Marcelo Corá, estiveram presentes representantes de várias entidades ligadas à preservação da cultura germânica, professores, historiadores locais e regionais, integrantes das secretarias e coordenadorias de educação, religiosos e pessoas ligadas ao turismo e cultura.

Como participar

Interessados em colaborar podem entrar em contato pelo e-mail: [email protected], ou pela página oficial da internet: www.bicentenarioalemao.rs.gov.br. Neste site podem-se acessar mais informações sobre a organização do Bicentenário, além do Formulário de Adesão, em que municípios e entidades podem realizar a inscrição de eventos para o ano de 2024, alusivos às comemorações.