A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Santa Cruz do Sul (Apopesc) teve muitos motivos para comemorar na última sexta-feira, 14, em sua sede. Muita gente atendeu o convite e participou da 5ª Tarde de Integração da Terceira Idade. Ao mesmo tempo, o presidente da entidade, Germano Fernando Kelber, comemorou 88 anos de vida, dos quais os últimos 36 foram dedicados à Apopesc.
As atividades no prédio da Rua Sete de Setembro, 503, fundos, começaram com a palestra “Escute Bem”, sobre saúde auditiva. Depois seguiram-se ginástica, ministrada pela professora Priscila Almeida; momentos beleza e saúde, com O Boticário e Laboratório Ana Nery respectivamente; chá e sorteio da rifa. O valor arrecadado com os ingressos vendidos será aproveitado em outros eventos e promoções da Apopesc.
Parte da trajetória da entidade, que completa 61 anos em 2023, se confunde com a de Germano Kelber. A Apopesc foi fundada em 1º de outubro de 1962, sendo filiada à Federação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas do Rio Grande do Sul (Fetapergs) e à Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap). Kelber ingressou na associação em 15 de abril de 1987, portanto há 36 anos, e já ocupou diversos cargos na diretoria, o presidente até 2024.
Natural de Santa Cruz do Sul, Germano Kelber nasceu em 14 de julho de 1935. Ele foi integrante da Força Aérea Brasileira (FAB) na Base de Porto Alegre (Bapa), no 1º/14º Grupo de Aviação do Esquadrão Pampa, em 1954. No ano seguinte, passou a fazer parte do quadro de pilotos da Viação Aérea Rio-Grandense, a Varig.
Uma década depois, passou a atuar no sistema financeiro, tendo sido inspetor e gerente de banco. Kelber aposentou como aeronauta e bancário em 1985. Em setembro daquele ano, ingressou na diretoria da Fetapergs, a convite do fundador da entidade, Divo do Canto, e ainda faz parte da federação. Também participou, em duas gestões, do Conselho Deliberativo da Cobap, em Brasília.