Ana Souza
[email protected]
A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) realizou, no pavilhão do seu centro de eventos, nos dias 6 e 7 deste mês, o Inova Senai, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. O foco da iniciativa foi voltado para projetos integradores e que visam soluções para as empresas. O Inova é uma mostra educacional que faz parte da Saga Senai de Inovação. Foram 32 equipes participantes de diferentes escolas do serviço nacional. Os projetos desenvolvidos são apresentados a empresas e para uma banca examinadora no Inova. A Saga é um programa que também contempla o Grand Prix de Inovação e o Desafio de Projetos Integradores. Além da premiação dos projetos com maior destaque, esse também é o momento ideal para os estudantes interagirem com profissionais da indústria.
No dia 6, os alunos do Senai Santa Cruz do Sul participaram da mostra e trouxeram os exemplos de soluções para as necessidades das empresas parceiras. A equipe, intitulada de Tchê Apoia, trouxe uma solução inovadora para a empresa Mercur. Solução para bengalas para PNE (pessoas com necessidades especiais). A equipe é formada pelo instrutor Thalles Eduardo Goecks e os alunos William dos Santos da Silva, Lucas Arend Wegner e Leonardo Henrique Krause. Para prestigiar o evento, uma comitiva de Santa Cruz foi designada para a Fiergs, contando com 27 alunos e dois professores. Foram escolhidos três alunos de cada turma. Alguns por sorteio e outros por mérito.
“No evento cada equipe mostrou seus projetos para os visitantes, esclarecendo todas as dúvidas e divulgando o projeto em sua essência. Foi legal ver o brilho nos olhos dos alunos perante aos projetos mostrados”, frisaram os instrutores Paulo Roberto Schmidt e Samuel Pimenta. O evento foi uma grande oportunidade para os alunos visualizarem as diferentes soluções de problemas enfrentado pelas empresas. O sentimento de aprendizado transcendeu antes, durante e depois do evento.
Conforme o aluno Victor dos Santos dos Reis, do curso de aprendizagem, tudo se encaixa no aprendizado e o que chamou mais a atenção entre os projetos, além do representado por Santa Cruz, foi justamente da adequação de uma cadeira odontológica para cadeirantes. “O evento serviu para enriquecer meu aprendizado”, definiu.