Santa Cruz do Sul se prepara para um dos maiores eventos em prol da igualdade e inclusão no interior gaúcho: a 4ª Parada da Diversidade, marcada para o dia 24 de novembro de 2024, na Praça da Bandeira, em frente à Prefeitura Municipal, das 15h às 22h.
Realizado pela Angel Produções, com o apoio da ONG Desafios e patrocínio da Lei de Patrocínio à Cultura do Município de Santa Cruz do Sul, o evento também conta com a Feira da Diversidade, organizada pelo Departamento da Diversidade. A feira ocorre simultaneamente, reunindo expositores e empreendedores LGBTI+, promovendo economia criativa e fortalecendo o empreendedorismo local.
Este ano, o tema “Não ao Retrocesso: Avancemos Juntos com Orgulho e Resistência” reforça a luta pelos direitos da comunidade e destaca a importância de resistir e avançar diante de desafios.
Desde a sua primeira edição, em 2020, a Parada da Diversidade tem promovido: A criação do Comudi (Conselho Municipal da Diversidade); a implementação da Coordenadoria da Diversidade, promotora de ações como o Fórum da Diversidade e a Família da Diversidade; o lançamento da Cartilha da Diversidade, com informações sobre saúde, segurança e suporte à comunidade e o fortalecimento com plano de políticas públicas inclusivas, mais de 20 projetos estruturantes.
Convite à Comunidade: a 4ª Parada da Diversidade de Santa Cruz do Sul celebra a luta por direitos, visibilidade e inclusão. Participe deste momento histórico de celebração e resistência!
Programação e Horários
13h: Concentração na Praça da Bandeira;
15h: Início das apresentações artísticas;
16h: Abertura oficial.
17h: Caminhada com Trio elétrico
18:30: Shows e apresentações artísticas
22h: Encerramento
Após a caminhada, a festa se estende com shows e performances de grandes talentos locais, estaduais e nacionais.
Principais Atrações
Tchaka Drag Queen, icônica apresentadora da Parada LGBTQIA+ de São Paulo;
Pagode do Sebah, trazendo música e alegria para a festa;
Marione e Banda, com um repertório animado e inclusivo;
Miss Brasil Trans e Miss Brasil Trans Plus Size, representando a beleza e a diversidade;
Corte da Diversidade RS e Corte da Escola de Samba Bambas da Orgia, com muito samba e representatividade;
Cortes de outras cidades, fortalecendo a integração e união da comunidade;
Performances de drags queens, prometendo brilho e carisma inesquecíveis.
Avanços e Conquistas Locais
Santa Cruz do Sul é destaque no estado e no país pelas conquistas do movimento LGBTI+. É o único município do interior a contar com um Departamento da Diversidade e pioneiro na construção do Plano de Políticas Públicas da Diversidade, uma iniciativa inovadora e de referência nacional.