Início Cultura Integração | 31º Encontro de Corais acontece sábado, em Vera Cruz

Integração | 31º Encontro de Corais acontece sábado, em Vera Cruz

Evento ocorre a partir das 19h30, no Salão da Comunidade Católica Santa Teresa

Coral Vera Cruz fará sua apresentação no 31º Encontro de Corais
Divulgação

Ana Souza
[email protected]

Um lindo momento musical acontecerá no sábado, 24, no município de Vera Cruz. Será o 31º Encontro de Corais, a partir das 19h30min, no Salão da Comunidade Católica Santa Teresa. Estarão integrados ao evento, o Coral Infanto Juvenil de Vera Cruz; o Coral Municipal de Vera Cruz; o Coro Masculino da Afubra de Santa Cruz do Sul e o Coral Santa Cecília de Estrela.
Conforme Ivan Marx, coordenador da Secretaria de Cultura e Turismo, a entrada é franca. Cerca de 90 pessoas estão envolvidas na programação. “Destacamos a importância da retomada das atividades após a grande catástrofe que abateu nosso estado. Saímos de uma Feira da Produção de absoluto sucesso e significativos resultados para nossa economia e agora teremos o 31° Encontro de Corais que marca a volta das atividades culturais. A vida retoma seu curso o que nos enche de esperança e nos dá a certeza de estarmos no caminho certo.”

A ORIGEM DOS CORAIS MUSICAIS
Um coro (ou coral) é um grupo de cantores distribuídos por naipes segundo a tessitura de suas vozes. Na música ocidental, um coro misto (de vozes adultas, masculinas e femininas) compõe-se de quatro naipes: Sopranos, Contraltos, Tenores e Baixos; incluindo, algumas vezes, as vozes intermediárias: Mezzo-soprano e Barítono, mais frequentemente ditas 2º Soprano e 2º Tenor (ou 1º Baixo), respectivamente, quando compõem um coro. Canto coral ou orfeão (do francês orphéon) é o nome dado ao conjunto de atividades ligadas a um coro ou a uma capela.
O termo coro pode também referir-se a um subconjunto de um determinado conjunto; assim, fala-se do “coro de sopros”, “coro de trombones” de uma orquestra, ou de diferentes “coros” de vozes ou instrumentos em uma composição policoral. Nos oratórios e missas típicos do século XVIII ao XXI, geralmente se entende que coro ou coral implica mais de um cantor por parte, em contraste com o quarteto de solistas também apresentados nessas obras.
Ainda que afeito à música, o canto coral vai além das questões musicais e converte-se numa atividade que envolve a sociologia, a musicoterapia, psicologia, a antropologia, a fonoaudiologia e outras ciências afins. (Fonte: wikipedia)

As apresentações

Coral infantojuvenil de Vera Cruz
1- (Medley) Canções do folclore brasileiro
2 – O Caderno
3 – Samba da Vida

Coral Municipal de Vera Cruz
1 – Pout-porry de sucessos
2 – A Vida é Assim
3 – O Vento vai Responder
4 – Melodias Germânicas

Coro Masculino da Afubra
1 – Wunderbar isto Jesus
2 – Apenas Uma de Amor
3 – Lili Marlene
4 – Súplica a Deus ao Povo Gaúcho

Coral Santa Cecília da Glória
1 – Amigo É
2 – Treue Bergvagabunden
3 – Voltarei
4 – Kufstein