História:
Em 1988, depois de concluir um mestrado em linguística nos EUA, Ricardo Edmundo Schütz, junto com sua esposa, psicóloga Takako Kanomata Schütz, fundaram o Instituto de Idiomas Schütz & Kanomata, que destaca-se há mais de 30 anos pela seriedade e competência no ensino da língua inglesa e educação internacional.
A escola já proporcionou o aprendizado de culturas e de idiomas para mais de 10 mil estudantes.
O Instituto Schütz & Kanomata é Centro de Convívio Intercultural (CCI), Centro de Convívio Multicultural (CCM) ou Centro de Convivência Multicultural (Language Living-Learning Center) um conceito novo dentro da educação bilíngue. É inspirado nos inúmeros living-learning centers de muitas universidades da América do Norte e Europa, bem como escolas de educação infantil bilíngue de países europeus.
O Instituto S&K tem como missão a difusão de línguas e culturas estrangeiras no Brasil, bem como o desenvolvimento e a implementação de metodologias linguísticas. O Instituto possui uma vasta produção intelectual sobre o assunto, a qual é reconhecida mundialmente.
Metodologia:
O Instituto Schütz & Kanomata é a única escola na região inspirada fortemente na abordagem comunicativa, com enfase no Natural Approach, metodologia que encontra fundamentos no trabalho de Stephen Krashen onde o aprendizado ocorre de maneira natural, fruto de situações reais de interação. Cada aluno se desenvolve de acordo com seu próprio ritmo, em um processo de habilidade adquirido pelo exemplo e pela prática.
A comunicação entre os alunos e os professores é ativa, criativa, e diferente do método formal e serializado. É um processo no qual o aluno também é protagonista, não meramente um espectador. O aprendizado é resultado de um processo dinâmico e intuitivo, fruto do relacionamento entre quem transmite e quem assimila.
O Instituto Schütz e Kanomata é o único a oferecer um ambiente autêntico de língua e cultura estrangeira, contando com a constante presença de falantes altamente qualificados e nativos da língua inglesa e japonesa.
Visamos garantir as crianças da região o acesso ao processo de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos de diferentes linguagens e culturas. A maior meta a ser alcançada é a oferta da educação infantil com qualidade social e avaliação de seus efeitos no desenvolvimento físico e cognitivo das crianças. Os alunos do Instituto participam de um ambiente sustentável, limpo e saudável, onde desenvolvem sensibilidade e criatividade e se tornam crianças bilíngues de forma autêntica e divertida.
Expansão e futuro:
A partir de fevereiro de 2024 o Instituto Schütz e Kanomata irá iniciar uma nova fase onde iremos atender a educação infantil obrigatória (crianças de 4 a 5 anos de idade e de 5 a 6 anos de idade). Com o credeciamento junto ao MEC e órgãos de educação municipal responsáveis, tendo como base a BNCC (Base Nacional Comum Curricular-Brasil) agregando com o currículo Canadense e Norte Americano, enriquecendo o ensino fundamental de uma forma multicultural e internacional.
As aulas serão ministradas por professores brasileiros acompanhados de professores estrangeiros falantes nativos da língua inglesa, certificados e com experiência em ESL (English as second language) recebendo todo o suporte pedagógico necessário. A escola irá oferecer o ensino da língua inglesa em paralelo com a língua portuguesa e sua cultura.
Para atender melhor a educação infantil obrigatória, o Instituto Schütz e Kanomata contará com um novo prédio de mais de 1000 m2,distribuídos em 3 andares, com sala de multimídia, área recreativa, salas amplas e dinâmicas, acessibilidade em todos os espaços. Uma construção pensando na sustentabilidade e reaproveitamento de recursos naturais, tudo isso em meio a uma vasta área verde com aproxidamente 8 mil m2, patrimônio histórico de Santa Cruz.
“ Na infância construímos os alicerces do nosso ser, de forma inconsciente, através do convívio e das experiências do dia a dia. O contato e a construção de vínculos com pessoas estrangeiras na infância eliminam o conceito de estrangeirismo de forma natural. A convivência multicultural na infância proporciona a construção de uma identidade própria, enriquecida por comportamentos e valores sociais diferentes, que eliminam fronteiras.”
(Takako Kanomata – Psicóloga e Sócia-diretora)
Gratidão! Thank you Teacher!
Relato da professora Joice Aline Goettert sobre o professor, fundador e idealizador da educação internacional bilingue no Instituto Schütz e Kanomata: Ricardo Edmundo Schütz.
“Eu conheci o Professor Ricardo etambém o Insituto Schütz & Kanomata em 2017. Na época, eu estava fazendo um curso de bacharel sobre Educação Bilíngue com a Professora Selma Moura e ela nos disponibilizou alguns textos do Professor Ricardo Schütz para leitura e discussão. A professora era de São Paulo e os textos eram do Professor Ricardo, ou seja, vindos da minha cidade natal, Santa Cruz do Sul. Muita coincidência! Resumindo: o Johan passou a frequentar o Schütz & Kanomata, o que, com certeza, fez toda a diferença para o sucesso da minha empreitada de
criar um filho bilíngue, mesmo tendo pais brasileiros e morando no Brasil.”