Cristiano Silva
[email protected]
Dando sequência à programação da Semana do Meio Ambiente em Santa Cruz do Sul, a Prefeitura Municipal apresentou dois projetos – um de caráter ambiental e outro social – à comunidade. O primeiro é o projeto Policiamento Sustentável, que foi viabilizado a partir da Secretaria de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte.
O projeto, segundo o secretário Henrique Hermany, visa uma melhor conscientização ambiental na fiscalização da Guarda Municipal: “Aproveitando a Semana do Meio Ambiente, a Secretaria de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte e a Guarda Municipal, fazendo sua parte na questão da conscientização ambiental, está colocando bicicletas em substituição a motos, carros e outros veículos que eram utilizados na guarnição de parques e espaços públicos. Vamos procurar num primeiro momento no Lago Dourado, Praça Getúlio Vargas, Praça da Bandeira, Praça Siegfried Heuser e Parque da Oktobefest, fazer esse policiamento com o uso das bicicletas.” Hermany explicou ainda que uma das finalidades no policiamento ciclístico é criar um nível intermediário entre o policiamento a pé e o policiamento motorizado.
Rolf Steinhaus
Guarda Municipal fará abordagem equipada com bicicletas nas praças e parques públicos
O segundo projeto, o Ronda Social, foi idealizado em parceria com a Secretaria de Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação, e segundo Henrique Hermany, visa um atendimento mais humano: “O Ronda Social funciona através da colocação de um monitor social juntamente com guardas municipais, passando e fazendo essa abordagem de pessoas em vulnerabilidade social, que se encontram desabrigadas e
dormindo nas ruas e praças do município, de uma forma mais adequada, discreta e humana, em um veículo mais apropriado do que um veículo caracterizado como uma viatura policial, até pra dar um atendimento mais humano, porque não é um caso de polícia, é uma questão social e queremos a tratar como tal.”
Com a sistemática do trabalho, a Secretaria de Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação pretende obter uma radiografia dos chamados moradores de rua: quantos são, quem são, de onde provêm, por que se encontram nesta situação e se possuem ou não vínculos familiares. Segundo a vice-prefeita e secretária Helena Hermany, a secretaria poderá dar o tratamento correto a cada situação.
Rolf Steinhaus
Prefeito Telmo Kirst esteve presente na tarde de ontem na Praça da Bandeira junto com outras autoridades municipais para apresentação dos projetos