O Departamento de Inclusão da Pessoa com Deficiência, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social de Santa Cruz do Sul, realizou, na manhã de sábado, 14, um encontro de capacitação com os trabalhadores do Parque Tupã.
A atividade, organizada em parceria com a coordenação da 38ª Oktoberfest e a Assemp, buscou reforçar a importância do cumprimento da lei que garante prioridade de atendimento a pessoas com deficiência em filas, como as que se formam para a utilização dos brinquedos do parque de diversões.
Conforme a coordenadora do departamento municipal, Adriele Vargas, em alguns casos, como o das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o indivíduo tem extrema sensibilidade a diversos estímulos como ruído, cores e também a permanecer em multidões, o que torna ainda mais necessário o cumprimento da lei. A servidora municipal Ligiane Bubolz também participou do encontro.
Adriele enfatizou que a empatia dos trabalhadores durante o atendimento a estas situações já é um grande alento para as pessoas com TEA. “O atender bem, o bom dia de vocês faz toda a diferença na vida destas famílias”. Durante o encontro, também foi apresentado aos participantes as formas de identificação da pessoa com deficiência, que se dá por meio dos cordões do autismo (quebra-cabeça colorido) e do girassol (para deficiências ocultas que englobam o TEA).
Foi sugerido aos administradores do parque de diversões a instalação de placas informativas sobre a legislação em pontos visíveis aos frequentadores. Sócio-gerente do Parque Tupã, Elton José Mayer considerou o encontro bastante instrutivo e proveitoso. “Era algo que faltava para nós. A gente não estava por dentro de certas coisas.” Mayer lembrou que pessoas com deficiência devidamente identificadas têm acesso gratuito aos brinquedos do parque – apenas o acompanhante obrigatório deve pagar pelos ingressos.
Adriele também salientou que o departamento municipal está instalado no Parque da Oktoberfest na Casa 4, em frente à Bier Haus. No local, é oferecido atendimento a todas as pessoas com deficiência, com o fornecimento de abafadores de ruído para uso dentro do parque, adesivos de identificação da pessoa autista e seu acompanhante e orientações em geral. É a primeira vez que a Oktoberfest conta com a presença do Departamento de Inclusão.
Dia da Inclusão
Nesta quinta-feira, 19, a Oktoberfest realiza o Dia da Inclusão. Das 16h às 17h, as caixas de som serão desligadas e não haverá música no Parque da Oktoberfest para que seja mais confortável a experiência de autistas e outros públicos com deficiência dentro das dependências da Festa da Alegria. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com a organização da 38ª Oktoberfest e a Assemp.