A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por intermédio da Coordenadoria Municipal da Diversidade, em parceria com a ONG Desafios e com apoio do Conselho Municipal de Diversidade (Comudi), promove de 21 a 28 deste mês a 2ª Semana Municipal da Diversidade. Estão previstas diversas atividades como exposições, debates, panfletagem, sessão de cinema e até mesmo um ato em memória das vítimas de LGBTfobia.
Embora oficialmente a segunda edição comece nesta quarta-feira, 21, às 18 horas, no Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz já exibe desde o último dia 13, a Mostra Fotográfica Um Olhar da Diversidade, oferecendo um amplo panorama do que será a programação até o final de junho. A exposição segue ainda nesta terça-feira e conta com 30 fotografias produzidas por três fotógrafas: Luiza Huber (Lajeado), Luciane de Magalhães (Santa Cruz do Sul) e Chris Siberino (Canoas).
No mesmo local, a partir de quarta-feira, com início às 16 horas, será a vez de uma atração inédita: a Exposição Vestidos de Misses. Ficarão expostos no prédio da antiga Estação Férrea, até o dia 9 de julho, para apreciação do público em geral, vestidos, coroas e faixas de beldades LGBTQIA+ de todo o Estado, ganhadoras de diversos títulos no decorrer dos últimos anos.
Dois importantes momentos de debate terão como palco a Câmara de Vereadores. O primeiro será uma audiência pública, no dia 21, às 18h30, logo após a abertura oficial da Semana. Será o momento para a comunidade apresentar demandas, sugestões, propor discussões, dialogar e refletir sobre convívio social, enfrentamento às violências, garantia de direitos e cumprimento de deveres. Na ocasião será feito um retrospecto dos primeiros dez meses de atuação da Coordenadoria da Diversidade em Santa Cruz do Sul.
Já na terça-feira, dia 27, mesmo local, haverá uma plenária intitulada LGBTs no Poder. São esperados convidados de fora do município, pessoas LGBT que ocupam espaços de liderança e tomada de decisões na sociedade gaúcha. A proposta é construir um amplo debate, trazendo diferentes visões e linhas ideológicas.
Assim como na primeira edição, a comunidade escolar será engajada na programação por meio das rodas de conversa que ocorrerão nas escolas. Na pauta, a luta da população LGBT contra o preconceito e a discriminação e falas sobre promoção da tolerância, do respeito às diferenças e da inclusão social, com a utilização de materiais audiovisuais pela Coordenadoria Municipal da Diversidade.
Também haverá panfletagem, sessão de cinema drive in, discussões e no encerramento um ato em memória das vítimas de LGBTfobia. “Dia 28 de junho é o dia do orgulho gay e queremos reforçar que apesar dos avanços, o Brasil ainda ostenta o triste título de país que mais mata LGBTs no mundo. A cada 32 horas uma pessoa é morta. Vamos soltar balões pretos e fazer esse alerta, lembrando que ainda há muita violência contra essas pessoas”, observou o coordenador municipal da Diversidade, Ruben Quintana.
Diferente do ano passado, quando a Parada da Diversidade e o Concurso de Miss e Mister integraram a grade de eventos, nesta edição as duas realizações não foram incluídas na semana oficial. “Queremos ocupar mais espaços e dar mais visibilidade à causa LGBT por isso decidimos dissolver eventos durante todo o ano. Agora na Semana da Diversidade vamos focar mais nos debates, no diálogo, nas conversas, na explanação dos assuntos com todos os segmentos da sociedade”, explicou Ruben.
As pessoas que prestigiarem as diversas atrações da semana estão sendo convidadas a contribuir com a doação de roupas para a campanha do agasalho e também de alimentos, que poderão ser entregues nos locais dos eventos.
Abaixo, a programação
Exposição de Vestidos de Misses
Data: 21 de junho
Hora: 16h
Local: Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz
Abertura Oficial
Data: 21 de junho
Hora: 18 horas
Local: Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz
Audiência Pública – Coordenadoria da Diversidade
Data: 21 de junho
Hora: 18h30
Local: Câmara de Vereadores
Rodas de Conversa
Data: 22 de junho
Hora: 8 horas
Local: Emef Santuário
Rodas de Conversa
Data: 23 de junho
Hora: 13h30
Local: Emef Afonso Pedro Rabuske (Linha Santa Cruz)
Mobilização Social – ONG Desafios (panfletagem, cadastro, parcerias, divulgação de dados)
Data: 24 de junho
Hora: 9 horas
Local: Praça da Catedral (Rua Marechal Floriano)
Cine Drive In
Data: 25 de junho
Hora: 18 horas
Local: Praça da Bandeira
Roda de Conversa
Data: 26 de junho
Hora: 13h30 às 19h
Palestra com Eduardo Saraiva – Preconceito e Violência contra a População LGBTQIA+
Local: Escola Luiz Dourado
Plenária Políticas LGBTs no Poder
Data: 27 de junho
Hora: 18 horas
Local: Câmara de Vereadores
Ato em Memória das Vítimas de LGBTfobia
Data: 28 de junho
Hora: 18 horas
Local: Praça da Bandeira