A Prefeitura de Santa Cruz do Sul lançou, na terça-feira, 28, o Circuito Municipal de Esportes, uma iniciativa da Secretaria de Esporte e Lazer em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e o Serviço Social do Comércio (Sesc). O projeto visa incentivar a prática esportiva ao ar livre e integrar a comunidade por meio de competições e atividades recreativas simultâneas. Várias edições serão realizadas ao longo do ano e a primeira está prevista para os dias 22 e 23 de fevereiro.
Idealizador da proposta, o secretário municipal de Esporte e Lazer, Daiton Mergen, destacou que o Circuito pretende envolver pessoas de todas as idades e promover a acessibilidade. “É uma proposta inovadora, que vem para movimentar Santa Cruz do Sul durante todo o ano de 2025, consolidando o município como referência em eventos esportivos regionais”, justificou. O projeto também busca fortalecer o comércio local, atrair turistas e integrar ações socioeducativas e culturais ao esporte.
A iniciativa recebeu apoio da nova presidente da Câmara de Vereadores, Nicole Weber (Podemos). “Como tua amiga (do secretário Daiton), é um orgulho te ver dando esse pontapé com tua equipe em um projeto tão importante para os esportistas e suas famílias”, frisou. O pró-reitor acadêmico em exercício da Unisc, Rafael Kirst, celebrou a parceria com o Executivo Municipal. “Ficamos muito felizes em anunciar já em janeiro um projeto tão relevante, que trará benefícios como qualidade de vida, disciplina e trabalho em equipe para a comunidade”, apontou.
O lançamento do Circuito de Esportes contou ainda com as presenças do representante do Sesc, Michel Costa; secretários municipais Matheus Ferreira (Administração e Gestão), Zeno Assmann (Agricultura) e Bruna Molz (Bem-Estar Animal); vereadores Professor Cleber (União Brasil), Edson Sortica (PL), Raul Hermes (PL) e Jeferson Redondo (Republicanos). O encontro foi finalizado com um bate-papo técnico entre Guilherme Vinícius Silva e Paulo Rocha, servidores da Prefeitura e líderes esportivos, que detalharam o projeto.
Primeira etapa
A etapa inaugural do Circuito acontecerá nos dias 22 e 23 de fevereiro, nas quadras da Unisc, com as modalidades: futsal masculino (sub-7, sub-8 e sub-9) e feminino, basquete 3×3, vôlei 4×4 misto, futebol 7 (sub-11, sub-13 e sub-15), bocha adaptada e aulão de dança para a maturidade esportiva. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 11 na Secretaria de Esporte e Lazer, no Ginásio Poliesportivo Arnão. Para confirmar a participação, é necessário doar 1 kg de alimento não perecível, que será destinado ao Hospital Santa Cruz. Nos próximos meses, outras instituições serão beneficiadas.
O Circuito seguirá ao longo do ano, incluindo, gradativamente, novas modalidades, como atletismo, caminhada, handebol, futevôlei, corrida noturna, BMX racing, beach soccer, beach tennis, basquete para cadeirantes, judô, jiu-jitsu, karatê, MMA, boxe e taekwondo. A Praça Siegfried Heuser e o Parque da Oktoberfest são espaços que, possivelmente, também serão utilizados para as competições.
Prêmios
As premiações serão divididas em duas categorias: Série Ouro, para os quatro primeiros colocados, e Série Prata, aos competidores do quinto ao oitavo lugares. “É uma preocupação nossa fazer com que todos os atletas se sintam valorizados”, destacou o secretário Daiton.
A infraestrutura do evento contará com arenas para beach soccer e vôlei de praia, área de alimentação com food trucks e produtos regionais, e kit de hidratação para as equipes. Além das competições, o projeto oferecerá atividades recreativas, como aulas de dança ao ar livre e de skate, desafios de manobras, circuito funcional e espaço kids com ações lúdicas e esportivas para crianças.