O Hospital Ana Nery inaugurou na tarde desta sexta-feira, 26, seu novo centro cirúrgico – maior, mais moderno e com melhor estrutura para a realização de diversos tipos de procedimentos. Antes das obras, a entidade realizava cerca de 750 cirurgias mensais. Agora, com as reformas e ampliações, a capacidade foi dobrada e poderão ser feitas no local até 1,5 mil cirurgias por mês, melhorando exponencialmente a qualidade dos serviços prestados à comunidade local e regional. Em funcionamento desde 1955, o Ana Nery é referência em oncologia para as regiões do Vale do Rio Pardo, Centro e Serra e para algumas cidades das regiões Metropolitana e Carbonífera.
Com a ampliação, a instituição passou de seis para onze salas amplas capazes de realizar qualquer tipo de procedimento cirúrgico. Duas dessas salas já receberam estrutura para realizar cirurgias robóticas futuramente. Além disso, os leitos de recuperação aumentaram de onze para 25. O novo prédio de dois andares soma 1.020 metros quadrados de construção e 976 metros quadrados de área reformada. Os investimentos – entre obras, equipamentos e sistema de climatização – ultrapassam R$ 9 milhões, com recursos da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Governo do Estado, emendas parlamentares, entre outras fontes.
Para o diretor-executivo da Casa de Saúde, Gilberto Gobbi, as salas cirúrgicas colocadas à disposição da comunidade são mais do que um instrumento de trabalho, mas uma “bênção de salvar vidas, de semear a esperança, de purificar a alma, amenizar sofrimento e contabilizar emoções”. Em seu pronunciamento, Gobbi agradeceu às instituições que não mediram esforços para repassar os recursos capazes de viabilizar as obras e terminou anunciando o projeto de um novo centro de oncologia, para o qual em breve deve ser iniciado um processo de captação de recursos, para investimentos superiores a R$ 15 milhões. “Precisamos crescer para atender ainda mais”, pontuou.
Na cerimônia, a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, definiu o momento como um marco histórico muito significativo para o município. “Este novo bloco cirúrgico, com o dobro da capacidade de atendimentos, traz consigo a promessa de um futuro melhor, de esperanças, de oportunidades de cura, de vidas salvas e a garantia de que nossos familiares estarão em boas mãos”, disse, avaliando a alta qualidade do Hospital no que se refere aos equipamentos de ponta e ao atendimento seguro e humanizado conduzido com o “objetivo maior de cuidar das pessoas”.
Representando a Secretaria Estadual da Saúde, compareceu na inauguração a diretora-geral do Departamento de Gestão da Atenção Especializada, Lisiane Fagundes. Em sua fala, além de relembrar o trabalho incansável das instituições de saúde durante a pandemia de Covid-19, ela agradeceu pelo trabalho dos deputados e reconheceu a importância da união do Governo do Estado com a Assembleia Legislativa para possibilitar a destinação de mais recursos para a área da saúde.
A importância das parcerias para viabilizar repasses foram abordadas também pelo vice-presidente da Câmara de Vereadores, Gerson Trevisan. Ele relatou que, em 2022 e 2023, o Legislativo Municipal vem direcionando olhar especial para a saúde, a educação e a segurança, repassando recursos para melhorar os investimentos públicos nesses setores. Para ele, apesar de os serviços em saúde serem de boa qualidade em Santa Cruz do Sul, ainda são necessários avanços. “Estamos atuando em conjunto, poderes Executivo e Legislativo, para que nossos cidadãos tenham cada vez mais acesso à saúde com muita qualidade”, garantiu.
O diretor-médico do Hospital, Luiz Alberto Hauth, também foi convidado a se pronunciar. Ele destacou a integração e os esforços do poder público, direção e todos os colaboradores da entidade. “Ana Nery é uma marca de qualidade, que tem a cara das pessoas que aqui trabalham”, analisou.
Três hospitais recebem obras de ampliação em Santa Cruz do Sul
Com a inauguração do novo bloco cirúrgico do Hospital Ana Nery, a atual Administração Municipal completa o ciclo de ampliações nas três casas de saúde da cidade. No ano passado, dez novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulto foram instalados no Hospital Santa Cruz, também dobrando a sua capacidade de atendimento.
Há exatamente uma semana, foi inaugurada ainda a ampliação do Hospital Beneficente Monte Alverne, que passou a contar com um novo centro de especialidades médicas, em espaços mais amplos e modernos.
E até o final deste ano, devem ser concluídas as obras dos novos leitos das UTIs Pediátrica e Neonatal no Hospital Santa Cruz. “Nossa Administração Municipal, em seu compromisso com a saúde e o bem-estar dos cidadãos de Santa Cruz do Sul, tem se mostrado incansável na busca por melhorias na infraestrutura médica e hospitalar”, afirmou a prefeita Helena Hermany.