Início Geral Inaugurada a Feira Orgânica Santo Inácio

Inaugurada a Feira Orgânica Santo Inácio

Serão oferecidos por 12 feirantes produtos sem veneno e sem agrotóxicos todas as terças e quintas-feiras manhã e tarde a aos sábados pela manhã

Sara Rohde
[email protected]

A Feira Orgânica Santo Inácio, localizada na Praça Hainsi Gralow, esquina das ruas Augusto Spengler e Conselheiro Trockel, foi oficialmente inaugurada na tarde da última sexta-feira, 20. O novo espaço abrigará 12 produtores rurais locais que vão oferecer produtos sem veneno e sem agrotóxicos, todas as terças e quintas-feiras pela manhã e a tarde, além de sábados pela manhã. 
O objetivo é disponibilizar aos feirantes, que antes ficavam na calçada da Praça da Pasqualini, mais comodidade em uma área coberta com aproximadamente 54m², box coletivo, espaço para agroindústria, banheiro e estacionamento para descarga de produtos. O investimento feito com recursos do Fundo Municipal de Agricultura é de mais de R$ 120 mil.
O prefeito Telmo Kirst destacou o trabalho feito pelos produtores desde o início quando a feira era instalada na Praça Pasqualini e ressaltou o esforço do ex-secretário da Agricultura Elo Schneiders que se dedicou para a construção do prédio. “Os feirantes estão bem abrigados e eu agradeço por tudo que eles têm feito”.

Ane Lore Schweickardt: 'agora temos um lar, só temos a agradecer'

Conforme o secretário de Agricultura, Délsio Meyer, não adiantaria fazer a obra se os feirantes não se empenhassem com a produção. “A determinação do Prefeito é atender bem o povo do interior e com isso oferecer produtos de melhor qualidade ao nosso povo da cidade”. Segundo Délsio no ano que vem mais uma feira será construída em Linha Santa Cruz.
Um momento muito especial disse a agricultora e coordenadora do Núcleo de Agricultores Ecologistas de Santa Cruz do Sul (NAES), Ane Lore Schweickardt. “Estamos em festa, pois temos aqui o primeiro espaço específico para oferecer alimentos saudáveis, produzidos quase que de maneira artesanal. Colocamos nossa energia, cuidado, dedicação com muito carinho, porque amamos o que somos e o que fazemos”. 
A nova feira é o fruto de uma luta, disse Ane Lore. “Não somente pela construção do espaço, mas sim pelo reconhecimento da produção agroecológica, por isso queremos demonstrar que nossa produção é muito mais do que não conter agrotóxicos e químicos, mas sim uma outra maneira de fazer agricultura. Agora temos um lar, só temos a agradecer”.