Cristiano Silva
[email protected]
A Justiça Federal inaugurou na manhã desta terça-feira, 11, a nova sede da Subseção Judiciária de Santa Cruz do Sul. A partir de agora, a população da região será atendida com maior facilidade e conforto nas duas varas federais do município. A cerimônia se iniciou com a leitura da ata de inauguração e se seguiu com discursos das autoridades presentes, se encerrando com a apresentação das placas em alusão ao novo prédio.
O evento contou com as presenças da presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargadora federal Marga Barth Tessler, do coordenador do Sistema da Conciliação da 4ª Região, desembargador federal Paulo Afonso Brum Vaz, do diretor do Foro da Justiça Federal do RS, juiz federal Eduardo Tonetto Picarelli, diretor do Foro da Justiça Federal de Santa Cruz do Sul, juiz federal Adriano Copetti, do coordenador-adjunto da Sistcon no RS, Altair Gregório, e representando o município, o presidente da Câmara dos Vereadores de Santa Cruz do Sul, André Francisco Scheibler, além de outras autoridades dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo.
Situado na Rua Coronel Oscar Rafael Jost, nº 2079, o prédio-sede da Justiça Federal tem 1.650 m2 distribuídos em três pavimentos. No andar térreo, o público terá acesso direto a vários serviços, como a Central de Atendimento ao Público (CAP), o novo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon), também inaugurado na terça-feira, a Central de Mandados, duas salas de perícias médicas, área administrativa e agência bancária. Nos dois andares superiores, com acesso por elevador, ficam as duas varas federais da cidade. O prédio conta ainda com auditório, salas de audiências nas duas varas e biblioteca.
O diretor do Foro da Justiça Federal de Santa Cruz do Sul, juiz federal Adriano Copetti, conversou com o Riovale Jornal e expôs as novas condições da sede em comparativo à anterior: “Vai ser muito útil, pois estávamos muito mal instalados na sede anterior. Era uma oficina, que foi adaptada com péssimas condições. Não havia iluminação natural, não tinha ventilação natural e chovia para dentro. Aqui não. Temos um prédio moderno com tudo que se precisa para trabalhar, as melhores instalações, sem nada de luxo, mas por outro lado, bem adequado. Com certeza isso vai refletir na qualidade de quem é atendido e do público interno que vai poder produzir mais.”
As atividades para o público se iniciam a partir de hoje na nova sede da Justiça Federal em Santa Cruz do Sul.
Rolf Steinhaus
Inauguração contou com a presença de várias autoridades dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo