O Hospital Ana Nery inaugurou na sexta, dia 26, seu novo centro cirúrgico – maior, mais moderno e com melhor estrutura para a realização de diversos tipos de procedimentos. Com a nova estrutura, a capacidade será duplicada, passando de 6 para 11 salas de cirurgia, bem como de 11 para 25 leitos de recuperação. São 1.020m² de construção em um prédio de dois andares e 976m² de área reformada.
Antes das obras, a entidade realizava cerca de 750 cirurgias mensais. Esta capacidade foi dobrada e poderão ser feitas, agora, até 1,5 mil cirurgias por mês. Em funcionamento desde 1955, o Ana Nery é referência em oncologia para as regiões do Vale do Rio Pardo, Centro e Serra e para algumas cidades das regiões Metropolitana e Carbonífera.
Com a ampliação, a instituição passou de seis para onze salas, equipadas para a realização de qualquer tipo de procedimento cirúrgico. Duas delas já receberam estrutura para realizar, futuramente, cirurgias robóticas. Além disso, os leitos de recuperação aumentaram de 11 para 25. O novo prédio de dois andares soma 1.020 metros quadrados de construção e 976 metros quadrados de área reformada. Os investimentos – entre obras, equipamentos e sistema de climatização – ultrapassam R$ 9 milhões, com recursos da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Governo do Estado e emendas parlamentares.
Para o diretor-executivo da Casa de Saúde, Gilberto Gobbi, as salas cirúrgicas colocadas à disposição da comunidade são mais do que um instrumento de trabalho, mas uma “bênção para salvar vidas, semear esperança, purificar a alma, amenizar sofrimentos e contabilizar emoções”. Em seu pronunciamento, Gobbi agradeceu às instituições que não mediram esforços para repassar os recursos capazes de viabilizar as obras e terminou anunciando o projeto de um novo centro de oncologia, para o qual em breve deve ser iniciado um processo de captação de recursos, para investimentos superiores a R$ 15 milhões. “Precisamos crescer para atender ainda mais”, pontuou.
A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, definiu o momento como um marco histórico significativo. “Este novo bloco cirúrgico, com o dobro da capacidade de atendimentos, traz consigo a promessa de um futuro melhor, de esperanças, de oportunidades de cura, de vidas salvas e a garantia de que nossos familiares estarão em boas mãos”, disse, avaliando a alta qualidade do hospital no que se refere aos equipamentos de ponta e ao atendimento seguro e humanizado conduzido com o “objetivo maior de cuidar das pessoas”.
Representando a Secretaria Estadual da Saúde, a diretora-geral do Departamento de Gestão da Atenção Especializada, Lisiane Fagundes, além de relembrar o trabalho incansável das instituições de saúde durante a pandemia de Covid-19, agradeceu ao trabalho dos deputados e reconheceu a importância da união do Governo do Estado com a Assembleia Legislativa para possibilitar a destinação de mais recursos para a área da saúde.
Parcerias que viabilizam repasses foram abordadas também pelo vice-presidente da Câmara de Vereadores, Gerson Trevisan. Ele relatou que, em 2022 e 2023, o Legislativo Municipal vem direcionando olhar especial para a saúde, a educação e a segurança. Para ele, apesar de os serviços em saúde serem de boa qualidade em Santa Cruz do Sul, ainda são necessários avanços. “Estamos atuando em conjunto, Executivo e Legislativo, para que nossos cidadãos tenham cada vez mais acesso à saúde com muita qualidade”, garantiu.
O diretor-médico do Hospital, Luiz Alberto Hauth, destacou a integração e os esforços do poder público, direção e todos os colaboradores da entidade. “Ana Nery é uma marca de qualidade, que tem a cara das pessoas que aqui trabalham”, analisou.