Divulgação
Ingrid salienta que quanto antes o devedor for incluído no registro de
inadimplentes, mais chances o lojista tem de receber
A inadimplência é um dos problemas que afetam o comércio de todo o país. Pesquisa realizada pela Boa Vista SCPC/CDL Porto Alegre mostra que os registros de inclusão de inadimplentes são menores em Santa Cruz do Sul em relação ao restante do Estado. Além disso, os números de exclusões do registro são maiores, ou seja, o consumidor santa-cruzense quita o seu débito antes em comparação com outras cidades.
Em maio de 2015, o percentual de inclusões era de 16,4% em Santa Cruz, enquanto que, em Porto Alegre era de 17,8 e, no Rio Grande do Sul, de 19,30%. Nas exclusões do registro os números ainda são mais positivos, chegando a 25,9%. Na Capital, o índice foi negativo em -2,7%. Já no Estado, o percentual foi de 4,30%. De acordo com a coordenadora de Relacionamento do Sindilojas Vale do Rio Pardo, Ingrid Steinhaus, responsável pelo Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) no sindicato, existe um trabalho para que esses números sejam favoráveis aos lojistas.
No mês de abril, no 3º Encontro de Crediaristas SCPC realizado pelo Sindilojas, foi lançada a Campanha de Registros, que tem por objetivo incentivar os lojistas a registrar os inadimplentes. “Quanto antes o devedor for incluído no registro de inadimplentes, mais chances o lojista tem de receber em um prazo menor”, destaca Ingrid.
A campanha já vem sendo realizada há mais tempo, mas depende da conscientização dos comerciantes. Até outubro de 2014, os lojistas de Santa Cruz do Sul levavam 234 dias para registrar os devedores. O percentual de exclusão até 30 dias depois do registro era de 16,47%. Depois da primeira campanha, o número baixou para 131 dias, gerando uma exclusão até um mês depois do registro de 22,66%.
Após o lançamento da campanha em 2015, o tempo médio entre o vencimento e o registro caiu para 64 dias. A partir disso, a exclusão até 30 dias depois do registro subiu para 30,63%. “Os lojistas já viram que o consumidor busca a quitação do seu débito com mais rapidez a partir da sua inclusão entre os devedores”, frisa Ingrid. No Brasil, o nível de inclusões chega a 1,7% e no Estado em 9,1%. Já o aumento de exclusões é de -3,5 no país, enquanto que, no Rio Grande do Sul é de 2,4%.
PREVISÃO – A partir da pesquisa, a Assessoria Econômica da CDL PoA fez considerações importantes que podem afetar o varejo e restringir o consumo das famílias nos próximos meses. Segundo a Assessoria, as taxas de juros mais elevadas, a inflação com expectativa de mercado em 8,79% – sendo o teto de 6,5% -, além do mercado de trabalho desaquecido, especialmente em geração de empregos, proporcionando uma desaceleração de renda, podem influenciar nos indicadores econômicos do varejo.
A Boa Vista SCPC está presente em 100% dos Estados brasileiros através dos seus mais de 500 mil clientes diretos e indiretos, além de uma rede de parceiros de mais de 2,2 mil pontos de coletas de informações. O Sindilojas Vale do Rio Pardo dispõe do SCPC desde 2011 para os seus associados. Os lojistas interessados no serviço devem entrar em contato com o Sindilojas pelo fone (51) 3056-3500.