Início Geral Império da Zona Norte é a campeã da folia

Império da Zona Norte é a campeã da folia

Alyne Motta – [email protected]

Dos 90 pontos em julgamento, a Império da Zona Norte faturou 89,9 e conquistou o título de campeã do Carnaval de Santa Cruz do Sul. Com este, são cinco primeiros lugares conquistados pela escola. Os integrantes vibravam a cada nota 10 conquistada e eram só alegria com o resultado.

Alyne Motta

Com alegria, escola comemorou o título conquistado

Para o presidente Marco Nascimento, o título é resultado de muita superação. “Tivemos um trabalho muito grande, passamos por problemas, trocamos o enredo e mesmo assim, conseguimos fazer uma grande apresentação, a altura do carnaval santa-cruzense”, declarou.

Rolf Steinhaus

As festas de Santa Cruz foi o tema escolhido para desfilar

A apuração aconteceu na tarde de ontem, 05 de março, no espaço da Associação das Entidades Empresariais (Assemp), situado dentro do Parque da Oktoberfest. O Carnaval teve organização da Assemp, Prefeitura de Santa Cruz do Sul com apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul.
Mesmo fora de época, o Carnaval é celebrado com muita alegria no município. Conforme discurso da prefeita Kelly Moraes e da secretária de Turismo, Marla Hansen, durante a noite dos desfiles, não é possível deixar a ocasião passar em branco. “É um grande espetáculo aguardado por todos”, destacou Kelly.

Mais Carnaval
Quem esteve no Parque da Oktoberfest na sexta-feira e no sábado, 02 e 03 de março, pôde observar algumas diferenças, tanto na estrutura, quanto na organização. Uma delas foi a divisão do Carnaval em duas noites, dando mais opções de diversão para a comunidade fascinada pela folia.

Rolf Steinhaus

Bumba meu boi trouxe o folclore para o Carnaval

Mesmo com pouca gente assistindo, a alegria tomou conta com o desfile dos blocos Treme-Treme e Tôa-Tôa, seguido da Império do Samba de Venâncio Aires e do Bumba meu Boi de Encruzilhada do Sul. O evento realizado na sexta-feira foi uma prévia para os desfiles das escolas de samba do município.

Ricardo Wendland

Blocos invadiram a passarela do samba com sua alegria contagiante

O projeto busca levar mais Carnaval aos santa-cruzenses. “A noite de hoje é somente um aquecimento. Amanhã nossas escolas de samba vão poder mostrar todo seu trabalho”, declarou a prefeita Kelly Moraes. Após os desfiles, o Fandangaço Banda Show fez com que o público pulasse ao melhor som do Carnaval.

Alyne Motta

O primeiro lugar ficou com a pentacampeã Império da Zona Norte

 

Alyne Motta

O segundo lugar foi para a Imperadores do Ritmo

 

Alyne Motta

A Acadêmicos do União faturou a terceira colocação

Inovações
A noite de desfiles em Santa Cruz do Sul contou com algumas inovações, desenvolvidas para tornar as apresentações mais especiais e a primeira delas refere-se ao tempo. “Começar no horário e diminuir o tempo entre as escolas não cansa o público”, declarou o Gestor de Qualidade da Assemp, Marcos Nobre.
Segundo ele, o Carnaval tem que ser celebrado com alegria, por isso o rigor com o horário de cada uma das escolas, assim como seu tempo de desfile. “O tempo médio de 35 a 45 minutos permite uma apresentação com qualidade sem se tornar maçante”, acrescentou.
Outra novidade para este ano foi o recuo da bateria. “Esta ala é a mais empolgante da escola. Quem geralmente desfila no fim não consegue sentir a mesma emoção das alas mais próximas. O recuo serviu para dar energia em todo desfile”, comentou Marcos.
Assim como o recuo, a pista menor e pintada de branco deu um brilho a mais aos participantes. “A cor branca realça as fantasias, fazendo com que fiquem mais destacadas na avenida”, explicou. Para incrementar ainda mais, a iluminação foi reforçada para o evento.
Para 2013, o objetivo da Assemp é transferir os desfiles para a Rua Galvão Costa, transformando-a numa apoteose do samba. “Planos temos muitos e com certeza vão se concretizar. Agora é buscar recursos para que tudo seja feito dentro do prazo”, finalizou o gestor Marcos Nobre.