Início Geral II Semana Lixo Zero: 72 oportunidades para levar uma vida mais sustentável

II Semana Lixo Zero: 72 oportunidades para levar uma vida mais sustentável

A II Semana Lixo Zero de Santa Cruz do Sul vai contar 72 ações sobre sustentabilidade e educação ambiental na sua programação. O evento, idealizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil e coordenado pelo Coletivo Lixo Zero Rio Grande do Sul, ocorre entre os dias 23 de outubro a 1º de novembro em todo o País.


Em Santa Cruz do Sul, as ações contam com o apoio de empresas, entidades e até pessoas físicas como parceiros. A maior parte será realizada virtualmente, em razão da pandemia. Serão momentos para discutir a redução do lixo, a correta destinação, o reaproveitamento de materiais, acionar a imaginação para transformar recicláveis em brinquedos e até decoração.


Segundo a embaixadora Lixo Zero em Santa Cruz, Débora Leonhardt da Silva, as últimas semanas foram de intenso trabalho. “O grupo de voluntários atuou convidando pessoas físicas, empresas e entidades a se engajar na semana. Assim, mais do que apenas promover a conscientização, novos porta-vozes trarão ensinamentos pertinentes sobre práticas sustentáveis que podem ser facilmente inseridas no cotidiano. A programação está bem variada e temos certeza que algum dos papos sugeridos vai agradar quem busca um estilo de vida mais sustentável”, avalia.


Ações no formato drive-thru também contemplam a programação, bem como ecopontos de diferentes tipos de resíduos, de pilhas a esponjas. E assim como na primeira edição, o dia sem sacolinhas plásticas acontece na quarta-feira, 28 de outubro. “É um dia que toda a comunidade pode se engajar, repensando, nem que por 24 horas, o seu consumo de sacolas plásticas e, quem sabe, adotando dali pra frente, a prática das sacolas reutilizáveis de pano ou de outros materiais”, lembra Débora.


A 1º edição realizada em 2019 no Município contou com 45 voluntários, 64 ações, 36 empresas e instituições parceiras e engajadas na programação, 7.200 pessoas envolvidas nas atividades, 3,5 toneladas de resíduos coletados e destinados corretamente, e distribuição de 100 sacolas de pano, 100 copos reutilizáveis e 100 lixeiras de carro feitas de lonas usadas.


“É um dia que toda a comunidade pode se engajar, repensando o seu consumo de sacolas plásticas”, destaca a embaixadora Lixo Zero em Santa Cruz, Débora Leonhardt da Silva (Divulgação)


SAIBA MAIS – O evento tem por objetivo difundir o conceito lixo zero, que consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis, orgânicos, industriais e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários, e/ou para a incineração.