LUANA CIECELSKI
[email protected]
Olhar o passado, lembrar os princípios que foram apresentados por Martin Lutero em 1517 e pensar numa forma de viver a fé luterana nos dias de hoje e no futuro. Esses são os principais objetivos de uma programação iniciada pela Igreja Evangélica da Confissão Luterana (IECLB) de Santa Cruz do Sul no último fim de semana. Essa programação marcará os 500 dias que antecedem o dia 31 de outubro de 2017, data em que se comemorará em todo o mundo os 500 anos da Reforma Luterana.
O primeiro evento da programação aconteceu no sábado, 18 de junho, às 17h30, na Sede da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE) da IECLB Centro. Na oportunidade em que se celebrou o início da contagem regressiva de 500 dias, foi realizada uma cerimônia com a presença de ministros de toda a região e da comunidade, seguidos por um coquetel festivo. Também foi apresentado um banner e adesivos produzidos para marcar os festejos e que a partir de agora estarão nos eventos realizados por todas as comunidades e sendo distribuídos.
Em sua fala durante o encontro, o pastor sinodal Bruno Bublitz relembrou a história do cristianismo, os fatos que levaram à reforma e os principais propósitos de Lutero. “Ele quis corrigir distorções que o cristianismo de então tinha criado. Quis colocar a igreja no caminho. Quis que a religião voltasse a ter como GPS a Bíblia e mostras às pessoas que a fé a as nossas atitudes é que salvam e não o bolso”, disse. Complementando sua fala o pastor da IECLB Centro, Márcio Trentinique o momento, os 500 anos, devem ser de reflexão acima de tudo.
Ainda durante o encontro, a comunidade e os ministros presentes cantaram um trecho do hino “Deus é Castelo Forte”, de autoria do próprio Martin Lutero.
Sessão solene
O segundo evento relacionado aos 500 anos aconteceu na noite dessa segunda-feira, 20 de junho, na Câmara de Vereadores. A sessão solene proposta pelo Vereador Hildo Ney Caspary (PP) iniciou as 20 horas e contou com fala do Pastor Márcio que também relembrou um pouco da história da religião e uma apresentação musical do coral da comunidade evangélica. “Optamos por fazer uma apresentação assim porque a música era uma forma de louvor muito defendida por Lutero”, explica Márcio.
Já de acordo com Hildo Ney, a decisão por realizar essa sessão se deu por questões de reconhecimento e agradecimento. “Nós não poderíamos nos omitir durante um período de comemoração desses porque a IECLB ajudou muito na construção da cidade e teve um papel muito importante no seu desenvolvimento, tanto espiritual como educacional – através do colégio Mauá – e no sentido da saúde – através do Hospital Ana Nery. Suas linhas de pensamento também nortearam a construção da cidade que temos hoje”, justificou.
Outros eventos
Ainda na noite de sábado, o Pastor Márcio Trentini adiantou à comunidade que durante os dias que se seguirão até o fim de outubro de 2017, uma série de eventos já está sendo pensada. Entre os destaques está o Encontro Nacional de Mulheres Luteranas que vai acontecer em Foz do Iguaçu em março do ano que vem; e o Dia Sinodal da Igreja, a grande comemoração dos 500 anos, que será realizado no Parque da Oktoberfest no dia 29 de outubro de 2017, reunindo todas as comunidades da região. Hoje, quarta-feira, 23 de junho de 2016, faltam 496 dias para a grande comemoração.
A IECLB
Santa Cruz do Sul hoje contempla seis paróquias, sendo quatro delas centrais e duas localizadas no interior de nossa cidade, sendo elas a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Centro; a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Bom Pastor, no bairro Universitário; a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Castelo Forte, no bairro Santo Inácio; a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Santa Cruz, a Paróquia Evangélica de Rio Pardinho e a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Monte Alverne.
Além dos trabalhos tradicionais, as comunidades da região desenvolvem ainda trabalhos comunitários através da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE). Em Santa Cruz do Sul aproximadamente 15 mil pessoas congregam as Comunidades. No mundo, são mais de 70 milhões de pessoas luteranas.