Alyne Motta – [email protected]
Eles já viveram algumas partes da vida, e com cada vez mais experiência, aproveitam cada dia mais. Cheios de vida e de vontade, mandam a preguiça embora e a velhice. Assim são os grupos de idosos que integram o Projeto Terceira Idade na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Integrando o projeto está o Ações para o Envelhecimento com Qualidade de Vida, que dá um suporte para quem aproveita o melhor da vida. E como forma de incentivar o movimento, aconteceu na tarde de sexta-feira, 21 de outubro, a 14ª Mostra Artística e a 4ª Mostra Velhos Arteiros.
A programação aconteceu no Auditório Central da Unisc e estava incluída nos Jogos para Integração do Idoso de Santa Cruz do Sul. Durante toda tarde, no saguão do Auditório, ocorreu a exposição de trabalhos de artesanato confeccionado por idosos do município e região.
Quem expôs pela primeira vez foi Lia Núbia. Para ela, é mais uma oportunidade de mostrar tudo que confecciona. “Acho importante este espaço para apresentar tudo que produzimos”, garante a artesã, que começou a produzir como um hobby e hoje é complemento da renda.
Já na parte interna foi a vez das apresentações artísticas de teatro, dança, declamação, corais e outras manifestações culturais. Para Dan Porto, responsável pela mostra artística, é uma oportunidade dos grupos apresentarem as atividades que realizam durante todo o ano.
“É um espaço de integração e diversão. Um momento em que são observados com a atenção que merecem”, declara Dan. Os mais de 200 idosos presentes dividiram-se em 20 apresentações artísticas. Além da Unisc, o evento foi realizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul.
Rolf Steinhaus
Lia Núbia aproveitou a oportunidade para expor seus artesanatos
Rolf Steinhaus
Apresentações artísticas encheram a tarde dos idosos