Início Religião Ícones religiosos atraem mais de 14 mil pessoas

Ícones religiosos atraem mais de 14 mil pessoas

EVERSON BOECK
[email protected]

A chegada da Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude à região movimentou 14,5 mil pessoas nos últimos três dias. No final da tarde do dia 14 aconteceu a acolhida no Seminário São João Batista, em Linha Santa Cruz, momento em que Dom Canísio Klaus procedeu à benção de envio às cidades da região. Na quinta-feira, 15, os símbolos chegaram em Santa Cruz do Sul sendo recebidos com uma grande festa na Praça Getúlio Vargas durante a manhã. A peregrinação passou pelas cidades de Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Encantado e Rio Pardo.
Pela manhã, em Santa Cruz do Sul, aconteceu o grande evento diocesano com a chegada da Cruz e do Ícone Mariano na praça Getúlio Vargas. No local, Dom Canísio Klaus presidiu a missa, seguida da apresentação de várias bandas. O evento também contou com mateada, shows musicais e apresentações artísticas; show com talentos locais e banda; à tarde foi realizada a benção de envio da Cruz e do Ícone Mariano, que irão peregrinar pela fronteira, na Diocese de Uruguaiana.
O Bote Fé de Santa Cruz do Sul, que aconteceu na Praça Getúlio Vargas, em frente a Catedral São João batista, foi um dos momentos mais importantes da festividade. Ao logo do dia houveram barracas para alimentação e distribuição de erva-mate para a roda do chimarrão. O evento teve o objetivo de preparar os jovens para a JMJ, difundir a evangelização e divulgar as inúmeras expressões juvenis espalhas pela diocese. Assim, todos os jovens são chamados a celebrar a vida. Destaque para as várias atrações no dia do evento, com espaço para os jovens mostrarem seus talentos.
Conforme Valéria Fischer, articuladora do setor de Juventude da Diocese de Santa Cruz, um dos momentos mais importantes da festividade foi a emoção do público ao tocar a Cruz e o Ícone Mariano. “Ver a fé das pessoas, abraçando, tocando os símbolos nos fazer ter a certeza de todos estamos unidos por Cristo”, relata. “É uma sensação de realização ver este resultado depois de tanto trabalho e, principalmente, a participação em massa da comunidade e em especial de tantos jovens”, acrescenta.
Valéria explica que o evento aconteceu em Santa Cruz na quinta-feira, 15, porque é quando a Diocese completou 53 anos de instalação no município. “A chegada se deu no Seminário para que os jovens pudessem ter a oportunidade de tocar a Cruz e o Ícone Mariano. Muitos dos participantes do Enart também compareceram demonstrando fé e devoção”, frisa.

FOTOS: ROLF STEINHAUS

Milhares de pessoas se mobilizaram em toda a região para acolherem
a Cruz Peregrina e Ícone Mariano

ENTENDA A JORNADA MUNDIAL

Acolhida com festa por mais de 100 mil jovens em São Paulo, dia 18 de setembro de 2011, a Cruz Peregrina enviada pelo papa Bento XVI para a Jornada Mundial da Juventude (2013) está realizando sua trajetória missionária no Brasil. A cruz, acompanhada do ícone de Nossa Senhora, percorrerá as dioceses de todos os estados brasileiros até chegar ao Rio de Janeiro em 2013, cidade sede da Jornada Mundial da Juventude. A Cruz Peregrina foi oferecida pelo papa João Paulo II aos jovens em 1985. Desde então, ela se tornou símbolo da Jornada Mundial da Juventude.
Em 2003 ganhou a companhia do ícone com a imagem da Virgem Maria. Em 1992 jovens norte-americanos receberam a cruz peregrina de jovens poloneses, dando início a uma tradição. Jovens do país que sediou a Jornada Mundial da Juventude entregam a cruz aos jovens do país que sediará a próxima edição do evento. Vinda da Espanha, a chegada da Cruz Peregrina ao Brasil marca os preparativos do grande encontro que vai reunir o papa Bento XVI e os jovens de todo o mundo no Rio de Janeiro, em 2013.

FOTOS: ROLF STEINHAUS


Todos queriam tocar Cruz Peregrina e Ícone Mariano
mostrando fé e devoção


Milhares de pessoas lotaram a Praça Getúlio Vargas