Visando agilizar o controle de acesso à Instituição, o Hospital Santa Cruz (HSC) está reforçando junto à comunidade sobre a importância da apresentação de documento de identificação por parte de visitantes e familiares de pacientes. Em setembro o Hospital colocou em prática o novo sistema informatizado de gerenciamento de acesso de pessoas, que também aumenta a segurança e melhora o fluxo dentro da casa de saúde.
A implantação do sistema Port-MV, de gerenciamento de portarias, possibilita o controle efetivo dos registros de entrada e saída de visitantes, acompanhantes de pacientes e fornecedores às dependências do Hospital. Com a mudança, são registradas as informações de identificação, destino e horários de entrada e saída de cada visitante ou acompanhante que chegar em qualquer uma das recepções do Hospital. Nos primeiros 30 dias já haviam sido cadastradas cerca de 15,2 mil pessoas pelo novo sistema.
Para isso, a apresentação de documento de identificação é fundamental. Os visitantes recebem uma etiqueta com código de barras para identificação do visitante, substituindo os crachás. A utilização de leitora de código de barras agiliza, ainda, o registro da movimentação de saída. A informatização permite também gerar informações sobre a movimentação de cada pessoa nas unidades de internação. Dessa forma, o novo sistema facilita o controle da quantidade permitida de acompanhantes e visitantes por paciente. Além disso, indica se há restrição de acesso para determinada unidade de internação.