Nesta terça-feira, 10, o diretor geral do Hospital Santa Cruz (HSC), Vilmar Thomé, realizou a entrega de 50 vale-exames de mamografias ao secretário de Saúde de Santa Cruz do Sul, Henrique Hermany, obtidas por meio da campanha do Outubro Rosa promovida na Instituição. No total foram vendidas 600 camisetas alusivas à campanha, que proporcionaram 150 mamografias gratuitas à comunidade.
As camisetas alusivas ao Outubro Rosa foram vendidas no valor de R$ 20. O montante arrecadado com as vendas está sendo revertido em mamografias gratuitas à comunidade. A ação faz parte das atividades programadas pela casa de saúde em prol da campanha nacional voltada a estimular a atenção das mulheres para o câncer de mama.
As mamografias proporcionadas pela venda das camisetas serão destinadas a pacientes encaminhadas pelo Serviço Integrado de Saúde (SIS) da Unisc e pelo ambulatório acadêmico que funciona junto ao Hospital. As atividades do mês incluíram, ainda, outras interações por meio das redes sociais.
A ação faz parte das atividades programadas pela casa de saúde em prol da campanha nacional voltada a estimular a atenção das mulheres para o câncer de mama. As atividades do mês incluíram, ainda, outras interações por meio das redes sociais. A entrega dos 50 vale-mamografias ao secretário de Saúde contou também com a presença do diretor administrativo do hospital, Egardo Kuentzer, entre outros representantes da Instituição, do Centro de Diagnóstico e Intervenção por Imagem (CDII) do HSC e da Secretaria Municipal de Saúde.
Hermany falou a respeito da ação realizada: “Fico muito contente com esta iniciativa, isso mostra que mesmo em meio às dificuldades é possível arrecadar recursos para ajudar as pessoas. Isto também serviu para aproximar ainda mais o Hospital de Santa Cruz com a Secretaria de saúde.”
A enfermeira da Secretaria de Saúde, Thaís Wartchow, que atua na área de ginecologia, relata a importância do exame de mama. “Ao fazer o exame é possível detectar se a mulher corre o risco ou não de ter câncer, a prevenção é essencial. Estas mamografias gratuitas fazem com que as mulheres se sintam mais valorizadas.”