Além da segunda etapa das obras de reforma e ampliação da Ala São Francisco, inaugurada nesta sexta-feira, 24, o Hospital Santa Cruz (HSC) finalizou este mês a reforma de mais seis quartos na Maternidade, sendo três privativos e três semiprivativos, totalizando nove leitos. As novas instalações estarão disponíveis para uso a partir de julho, totalizando 44 leitos na Maternidade, sendo 24 pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As reformas incluíram também um quarto privativo na Pediatria.
Segundo o diretor administrativo do HSC, Egardo Orlando Kuentzer, os novos leitos na Maternidade representam 270 diárias a mais no período de um mês. “Isso significa que 850 pessoas a mais poderão ser internadas em um ano nesta unidade”, acrescenta.
O Hospital também continua a busca por recursos para a reforma e implantação da UTI Pediátrica, dividindo a atual estrutura neopediátrica em duas unidades de terapia intensiva (UTI Neonatal e UTI Pediátrica). A atual estrutura tem oito leitos. Com o desmembramento, a UTI Neonatal teria 10 leitos e a UTI Pediátrica ficaria com oito. Além disso, a Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) passaria de 6 para 10 leitos.
Somando-se ao projeto da UTI Adulto, que ampliaria o número de leitos de 10 para 20, o HSC pretende duplicar de 24 para 48 leitos de UTIs e UCI. O valor estimado para as obras seria de R$ 5,8 milhões. O Hospital Santa Cruz é referência regional em partos de alto risco.
Sala de Descanso
O HSC também transferiu a sala de descanso dos funcionários para o espaço onde antes estava localizado o Lactário, em frente ao refeitório. O objetivo é melhorar a infraestrutura do local e qualificar ainda mais este ambiente, proporcionando mais conforto e tranquilidade para o descanso dos funcionários da Instituição. O espaço conta com uma ante-sala com sofás e leitura e um quarto com camas para repouso.