O Hospital Santa Cruz (HSC) foi agraciado com o prêmio Top Ser Humano 2012, categoria empresa. A iniciativa é da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS). O destaque foi obtido com o Programa Acolher, que tem como foco principal o atendimento e acolhimento humanizado dos pacientes, além de “proporcionar um espaço de troca, de escuta, de conhecimento e de valorização do trabalho realizado pelos profissionais do Hospital”, destaca o presidente da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), Vilmar Thomé.
Segundo ele, “o Programa Acolher certamente se reflete em mudanças nas práticas cotidianas dos colaboradores, que se tornam agentes de transformação no processo de promoção, produção e qualificação da saúde”. O programa teve início em 2011, com uma capacitação interna, tendo a participação da equipe da enfermagem e também dos funcionários da recepção. Na sequência, os técnicos de enfermagem tiveram a oportunidade de trocar ideias, de escutar um ao outro e de buscar conhecimento em atendimento, humanização e acolhimento. Posteriormente, funcionários de todas as áreas do hospital foram convidados a participar e vivenciaram momentos de aprendizagem.
O trabalho é desenvolvido em parceria pelos setores de Recursos Humanos, de Psicologia Organizacional, de Humanização e Acolhimento e de Assessoria de Comunicação do HSC. “Estamos muito felizes com a premiação, pois mesmo o programa sendo recente, já recebe um prêmio dessa dimensão”, comemoram as psicólogas Caruline Moralles Correa e Patrícia Fighera, a assessora de humanização e acolhimento Carine Nied e a relações públicas Cátia dos Santos Brunetto, coordenadoras do programa. “O Top Ser Humano reforça o quanto é importante investir nas pessoas, pois o diferencial de qualquer organização não é o produto ou serviço, e sim o ser humano”, complementam.
Para os participantes, o Acolher é visto como um programa que mudou as pessoas. “Antes a equipe estava dispersa e faltava integração”, relata a coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética e participante do programa, Carolina Antunes. Para ela, que é responsável pela equipe da copa e cozinha, o programa trouxe benefícios. “Foi um momento de aproximação, ajudou a unir o grupo”, elogia. A nutricionista fala que já aguarda o próximo encontro, pois “a capacitação mexeu com a sensibilidade dos participantes, o que ajuda muito a se colocar no lugar do outro”, afirma.
No início, o propósito do Programa Acolher foi aperfeiçoar os funcionários da área do atendimento do Hospital. Porém, a aceitação dos participantes fez com que a Instituição envolvesse também os demais funcionários. “É motivo de sucesso a conquista do prêmio, o que muito nos orgulha e nos incentiva a continuar promovendo o desenvolvimento de nossas equipes de trabalho como forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas e os processos que envolvem os sujeitos implicados na promoção da saúde dos usuários, trabalhadores e gestores”, finaliza o presidente da Apesc, Vilmar Thomé.