O Hospital Santa Cruz (HSC) definiu na segunda-feira, em reunião entre direção, médicos, equipe assistencial e área administrativa, as medidas a serem adotadas para diminuir os riscos de contaminação com o novo coronavírus. As recomendações atendem às orientações do Ministério da Saúde e demais autoridades e têm como objetivo preservar a saúde e o bem-estar da população regional.
A recomendação do Ministério da Saúde é que ao apresentar sintomas de coronavírus,
como tosse, febre e dificuldade para respirar, deve-se ficar em casa e entrar
em contato com a Vigilância Epidemiológica, pelo telefone (51) 3715-1546, ou
buscar atendimento nos postos de saúde, por meio da atenção primária, evitando
acesso direto à emergência do HSC.
As medidas entraram em vigor na terça-feira, dia 17, por tempo indeterminado.
São elas:
– Todas as visitas aos pacientes internados estão suspensas, inclusive nas emergências. Para cada paciente será permitido apenas um acompanhante por vez, sendo que até dois nomes podem ser cadastrados na recepção para revezamento.
– Recomenda-se que pessoas pertencentes ao grupo de risco, como aquelas acima de 60 anos, diabéticos, hipertensos, pessoas com problemas cardíacos, asmáticos, doentes renais ou em tratamento oncológico, evitem se cadastrar como acompanhantes ou circular pelas dependências do Hospital.
– Na UTI Adulto, as visitas estendidas estão suspensas por tempo indeterminado.
– Os atendimentos eletivos na Unidade Ambulatorial Acadêmica (UAA) estão suspensos por tempo indeterminado.
– As atividades de Visita de Gestantes e Encontro de Gestantes já programadas estão suspensas por tempo indeterminado.
– Na Clínica de Fisioterapia Hospitalar, que atende junto ao Hospital Santa Cruz, os atendimentos aos pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica estão suspensos por tempo indeterminado. Os pacientes em Reabilitação Cardíaca, com idade inferior a 60 anos, continuarão em assistência até novo comunicado.
– Exames e/ou cirurgias eletivas permanecem sendo realizados normalmente em pacientes assintomáticos, respeitando as orientações quanto a acompanhante e visitas.
As orientações acima serão avaliadas continuamente pelo Comitê Interno de Gerenciamento da Crise (coronavirus) e podem sofrer alterações a qualquer momento. O HSC reitera que todas as medidas de prevenção devem ser reforçadas e difundidas.