Com o início da colonização alemã em Santa Cruz do Sul, surge a necessidade da construção de um hospital para atender as exigências – cada vez mais crescentes – da população na área da saúde. Sob a iniciativa do padre Francisco Suzen, a comunidade realizou uma campanha para arrecadar donativos, material e mão de obra voluntária para que a obra tivesse início. No entanto, a situação financeira da colônia exigiu a interrupção da iniciativa, a qual só seria retomada mais tarde, após a chegada das irmãs franciscanas à localidade.
O ano de 1893 marcou a chegada das religiosas da Ordem de São Francisco a Santa Cruz do Sul. Após encontros e debates com a comunidade, a madre geral da congregação, irmã Ludmila, propôs o irrecusável: as irmãs cederiam o terreno de sua propriedade a profissionais da área da saúde e manteriam a instituição, enquanto que a comunidade ficaria responsável pela edificação do estabelecimento.
A campanha de arrecadação de fundos era retomada e, mesmo com diversas dificuldades, a construção teve início em 1905, sendo concluída em novembro de 1907. As atividades do Hospital Santa Cruz, finalmente, tiveram início em 22 de maio de 1908, tendo o alemão Heinz Von Ortenberg à frente dos trabalhos como médico-chefe da casa de saúde. Alternando a residência em Santa Cruz com a participação nas duas guerras mundiais, Ortenberg conferiu, desde cedo, o caráter humanista que o Hospital Santa Cruz adquiria com o passar dos anos, atendendo gratuitamente as camadas mais humildes da população. Esse perfil de atendimento seria fortalecido com a administração empreendida pelas irmãs, guiadas pelos ideais franciscanos de generosidade, fraternidade e apoio aos mais necessitados.
Entre as décadas de 70 e 90, a instituição passou por reformas, ampliações e inauguração de novos serviços. Informatização de diversos setores, a ampliação da UTI Adulto, a criação da UTI Neopediátrica e do setor de Pneumologia e Cirurgia Torácica são alguns dos acontecimentos que marcaram seus últimos 30 anos.
Em 30 de junho de 2003, o Hospital era adquirido pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz (Apesc), com o foco voltado na ética, seriedade e transparênciaa, que caracterizam a entidade. Assim, o Hospital Santa Cruz iniciou uma nova fase, dando continuidade ao atendimento das demandas em saúde da comunidade do Vale do Rio Pardo.
Em setembro de 2014, o Hospital foi habilitado como Centro de Referência em Alta Complexidade Cardiovascular. A partir de então, o HSC está credenciado a realizar também procedimentos endovasculares extracardíacos e de eletrofisiologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os serviços abrangem a 8ª e a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, representando mais de 600 mil habitantes de 25 municípios dos vales do Rio Pardo e do Jacuí.
Crescimento com a participação imprescindível da sociedade
O aniversário de 113 anos do Hospital Santa Cruz ficará marcado pelos intensos desafios que a Instituição enfrentou neste último ano devido à pandemia do novo coronavírus. Apesar das dificuldades para encontrar alternativas e para se adaptar à nova realidade, o HSC manteve a maioria dos seus serviços e buscou qualificar o atendimento nas demais áreas, com o compromisso de não deixar a população desassistida. Tivemos que fazer uma reconfiguração completa, mas sem poder parar com o hospital geral. Mesmo com toda a estrutura que precisou ser implementada para atender as novas demandas impostas pela Covid-19, conseguimos melhorar, ampliar e modernizar também outros setores e unidades.
Para que tudo isso fosse possível, contamos com a participação imprescindível da sociedade e de órgãos públicos, por meio de doações e repasses parlamentares, e principalmente do esforço, dedicação e profissionalismo de nossos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, gestores e funcionários das áreas de apoio e administrativa. A reestruturação do Hospital só foi possível graças ao planejamento, conhecimento técnico, experiência e empenho de toda a equipe, em especial dos profissionais que atuam diretamente com os pacientes, e a capacidade de gestão em todos os setores.
Dentre as alternativas adotadas pelo HSC para enfrentar a pandemia está o aumento de 10 para 25 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, todos equipados com respiradores, além de unidades de cuidados intermediários. O fluxo de atendimento e as rotinas de trabalho das equipes também passaram por profundas transformações. Chegamos a ter mais de 90 pessoas internadas com Covid no início deste ano, além das filas de espera e de todo cuidado que tivemos que ter por conta da transmissão e letalidade do vírus. Mas nos mantivemos firmes no enfrentamento.
Para o futuro, vamos continuar investindo em estrutura tecnológica, humana e de serviços, e acredito que a casa de saúde irá continuar se reinventando para acompanhar a evolução da ciência e da medicina, fazendo frente às novas demandas, pautada sempre pela missão, visão e princípios que regem o Hospital Santa Cruz. Muitos projetos estão em andamento na Instituição. Tenho esperança de que nós, enquanto sociedade, possamos trabalhar unindo propósitos para alcançar, em termos coletivos, projetos que efetivamente façam a diferença na vida das pessoas.
Campanha de aniversário no Instagram
O Hospital Santa Cruz completa 113, mas quem ganha o presente é você!
Serão dois ganhadores. Cada sorteado ganhará um kit contendo: uma camiseta Amigo HSC, um copo Amigo HSC e os seis livros da série Lino – O Anjinho Travesso.
O sorteio ocorrerá dia 28 de maio e os ganhadores deverão retirar o prêmio no Centro de Especialidades do Hospital Santa Cruz até 11 de junho. Para concorrer, confira as regras:
* Curta o post oficial;
* Marque um amigo por comentário;
* Siga os perfis: @hospitalstacruz, @centrodeespecialidadeshsc e @cdii_hsc
REGULAMENTO:
1 – As pessoas que marcarem nos comentários perfis empresariais e/ou de marcas, pessoas famosas, pets ou fakes (falsos) não terão sua participação validada
2 – A pessoa que marcar mais de um @ por comentário será desclassificada.
3 – Somente serão válidos os comentários no post oficial da promoção
4 – O sorteio vale-se do Instagram como plataforma de mídia, não tendo vínculo algum com esta rede social. Ao Instagram não cabe responsabilidade alguma
5 – O Instagram do Hospital Santa Cruz entrará em contato com o perfil ganhador através de uma mensagem direta no Instagram, para que a data de retirada do prêmio seja marcada
6 – Este sorteio tem caráter exclusivamente promocional e não implica em qualquer modalidade de pagamento por parte dos participantes, não sendo, portanto, necessária a aquisição de nenhum produto, bem ou serviço
7 – Os participantes declaram ter lido e estarem de acordo com o presente regulamento do concurso e de suas condições.