Ricardo Gais
[email protected]
Em operação desde 23 de março no Ginásio Poliesportivo, dentro do Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, o Hospital de Campanha já atendeu 4.487 moradores do município com sintomas leves de gripe e/ou Covid-19. E após se passarem um pouco mais de quatro meses em operação, o local que teria contrato encerrado nesta quarta-feira, 19, foi renovado e autorizado pelo Prefeito Telmo Kirst por mais 30 dias. A renovação por este período foi uma sugestão do Gabinete de Emergências. A Secretaria Municipal de Saúde afirma que a manutenção da estrutura está sendo paga com valores doados por uma multinacional instalada no município. O hospital tem o objetivo de apoiar a rede hospitalar de Santa Cruz.
A estrutura do hospital, que funciona 24 horas, conta com sala de recepção, consultório médico, sala de acolhimento e triagem, sala de medicação com capacidade para seis pacientes, sala de observação com 50 leitos, salas de enfermagem, de apoio e de esterilização de materiais.
O contrato com a empresa responsável pela montagem e manutenção do Hospital de Campanha, já havia sido renovado em 22 de maio deste ano, num total de R$ 130 mil.
Com a chegada do inverno e aumento das doenças respiratórias, a demanda na parte ambulatorial tem sido cada vez maior, como pode ser verificado nos números de atendimentos registrados (box) até essa segunda-feira, 17.
A montagem do Hospital de Campanha ocorreu em um momento em que a situação pandêmica ainda causava muitas incertezas de como afetaria o município e se, de fato, Santa Cruz teria leitos suficientes diante de um cenário grave. A montagem foi realizada de forma preventiva, para evitar que pacientes ficassem desassistidos. Recentemente, a rede hospitalar local recebeu habilitação de mais 25 leitos de UTI: 20 para o Hospital Santa Cruz e 5 para o Hospital Ana Nery.
Atendimentos no Hospital de Campanha:
Março (de 23 a 31): 195 pessoas
Abril: 365 pessoas
Maio: 691 pessoas
Junho: 803 pessoas
Julho: 1.486 pessoas
Agosto (até esta segunda): 947 pessoas