O custo mensal do contrato com a empresa responsável pela estrutura do Hospital de Campanha é de R$ 70 mil. A Secretaria Municipal de Saúde realizou um levantamento sobre quanto as prefeituras estão pagando por seus hospitais de campanha e, o nosso, é o que possui melhor custo-benefício (veja a tabela com levantamento realizado pelo Setor de Compras da Saúde).
A instalação do Hospital de Campanha foi uma das iniciativas essenciais que o Município tomou para enfrentamento da Covid-19. Com esse espaço, nós deixamos de superlotar pronto-atendimentos e centralizamos possíveis casos de coronavírus, evitando a transmissão em outros locais de atendimento à população. A renovação do contrato foi necessária tendo em vista que, como é de conhecimento da maioria da população, a pandemia ainda não foi superada no Brasil.
Ainda nesta semana, a Secretaria de Saúde divulgou que a cada uma hora e 20 minutos, uma pessoa é atendida com sintomas de Covid-19 no Hospital de Campanha montado no Ginásio Poliesportivo. Mais de 1,3 mil pessoas já foram atendidas lá até agora, o que comprova a importância desse espaço. A nossa cidade está preparada para um cenário pior, caso aconteça, com leitos para pacientes que já não conseguirem atendimento nos hospitais. Cabe lembrar que a instalação do Hospital de Campanha foi aprovada pelo Gabinete de Emergências.
Veja a tabela com levantamento realizado pelo Setor de Compras da Saúde