Mais um ano está no fim e, ao longo de 2012, muitas histórias marcaram a trajetória do Centro de Oncologia Integrado do Hospital Ana Nery. Para celebrar a vida e trazer o espírito natalino à rotina do local, valorizando todos estes momentos, entre os dias 3 e 21 de dezembro foram realizadas diversas atividades diárias com a participação de grupos e voluntários. Por mês, circulam no COI cerca de mil pacientes e a ideia é que eles participem em algum momento destas ações.
Este ano, segundo a administradora do COI, Roberta Rauber, o objetivo é trabalhar com o aconchego, o carinho e o sentimento de troca. “Nossa receita é bem simples, é muito gratificante poder trazer um pouco deste espírito nessa época. Durante todo o tempo nossa equipe convive com o emocional dos pacientes e familiares. Por conta disso, nossa proposta é trazer um Natal de boas lembranças, das mensagens positivas e da troca de carinho entre nossos profissionais com os clientes”, explica.
Divulgação/RJ
O aconchego, o carinho e o sentimento de troca marcaram ação do Ana Nery
A programação proposta pelo Centro de Oncologia Integrado é variada e contou com oficinas de bolachas natalinas, artesanato e de maquiagem, apresentações dos corais municipal, Aliança e Arte de Viver, da dupla Dodô e Fábio Lemos e a alegria dos Doutores Só Riso. Além disso, os pacientes receberam visita da Liga Feminina de Combate ao Câncer, da Casa de Hospedagem AAPot, da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPecan), do Centro Ocupacional dos Deficientes de Santa Cruz do Sul (Codesc) e do grupo de palhaços Doutores do Riso.
Entre os aspectos positivos das atividades, Roberta destaca a participação e receptividade dos pacientes e acompanhantes. “Em um dos dias de ação, entramos em uma sala de quimioterapia e na outra pensamos que a paciente não iria querer a visita e, quando o coral estava indo embora, ela pediu para chamar de volta! Nesta época as pessoas estão mais emotivas e sabemos que o paciente oncológico acaba passando por uma transformação não só física, mas espiritual, mental e de convivência com a família. Sabemos que faz a diferença este momento de escutar uma música ou uma mensagem, conforta e alimenta a alma”, afirma a profissional.
Referência no tratamento do câncer há 12 anos nas regiões do Vale do Rio Pardo e Centro Serra, o COI conta com uma equipe multidisciplinar e realiza procedimento que, até pouco tempo atrás, apenas grandes centros ofereciam, beneficiando uma população de aproximadamente 650 mil pessoas.