Início Saúde Hospital Ana Nery: Centro de Radioterapia qualifica seu atendimento

Hospital Ana Nery: Centro de Radioterapia qualifica seu atendimento

Inaugurado em 2007 graças aos esforços e união de toda a comunidade, o Centro de Radioterapia do Ana Nery tornou-se referência nas regiões do Vale do Rio Pardo, Centro Serra e Jacuí e passou por reformulações neste ano. Desde o mês de março, o Hospital, em parceria com os médicos do serviço, assumiu a administração do local que antes estava sob o comando de um grupo de profissionais de Porto Alegre. Entre as principais mudanças estão a ampliação do horário de atendimento e também da equipe médica, o que contribui para a diminuição no tempo de espera do paciente para iniciar o tratamento.
Segundo a responsável técnica pelo Centro de Oncologia Integrado – Radioterapia, a médica radioterapeuta Juliana Matiello, os profissionais que atuam no atendimento têm experiência ampla, o que qualifica ainda mais o serviço. “Os radioterapeutas já atuaram em serviços de referência no Brasil e no exterior. Além disto, contamos com o apoio de um médico clínico que também é intensivista”, explica a médica.

Divulgação/RJ

COI – Radioterapia oferece praticamente todas as modalidades do tratamento aos pacientes

Além de Juliana, hoje a equipe de profissionais conta com os médicos radioterapeutas Adriano Teston e Rafael Rizzato, o clínico Marcos Moreira, três físicos médicos (responsáveis pelos cálculos da dosagem de radiação do tratamento), cinco técnicos em radiologia, uma enfermeira, duas secretárias e um auxiliar. Elogiado e reconhecido pelos órgãos do Governo do Estado, o COI – Radioterapia oferece praticamente todas as modalidades do tratamento aos pacientes, inclusive a Radioterapia Conformada ou Tridimensional (RT3D).
As modificações na parte administrativa do local fazem parte da busca constante pela qualificação e humanização do serviço prestado à comunidade. A grande proposta é diminuir o tempo de espera para o início do tratamento e também qualificar o atendimento prestado. Para tanto, além da ampliação dos horário de atendimento e da equipe de profissionais,  modificações na estrutura física também foram realizadas. Desta forma, é possível confeccionar, dentro do próprio Hospital, as máscaras imobilizatórias utilizadas pelos pacientes e também dos blocos de proteção, ambos vindos de Porto Alegre anteriormente. Este é outro diferencial que dará dar mais agilidade ao tratamento.
Atualmente, o Centro de Oncologia Integrado – Radioterapia funciona das 7h às 22h e, a medida em que a demanda vai aumentando, o horário de atendimento também será ampliado. Por mês, são realizados 98 atendimentos mas, contando com uma equipe maior, o número de pessoas assistidas pode chegar a 120 pessoas que é a capacidade do local.