Sara Rohde
[email protected]
A terça-feira, 2 de novembro, Dia de Finados, será marcada por homenagens aos mortos nos cemitérios de Santa Cruz do Sul. Celebrações religiosas estão acontecendo desde o fim de semana em comunidades do interior e paróquias do Município. Apesar da data reunir milhares de fiéis por todo País, a origem no entanto é pouco conhecida.
O Dia de Finados passou a existir depois que o Santo Odilon, ou Odílio, abade do mosteiro beneditino de Cluny na França, a partir do dia 2 de novembro do ano 998 DC, determinou que os monges rezassem sempre nessa data por todos os mortos, conhecidos e desconhecidos, religiosos ou leigos, de todos os lugares e de todos os tempos. A data foi escolhida para seguir o Dia de Todos os Santos, tradição que sugere rezar por todos que faleceram em estado de graça.
Para o pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Samuel Gausmann, o Dia de Finados será diferente já que a pandemia afetou muitas famílias. “A experiência do luto durante a pandemia da Covid-19 foi muito traumática devido às restrições de contato com o familiar no período de debilidade da saúde e também às restrições no momento de despedida no funeral”, cita. “Os cultos nos cemitérios no Dia de Finados têm um papel fundamental na vivência do luto. O cemitério é o lugar de referência para a lembrança, saudade, memória da pessoa falecida. A família enlutada tem um lugar onde ir para ativar as lembranças e amenizar a dor da saudade”.
Segundo Gausmann, as celebrações serão marcadas por proclamações de esperança mediante a fé. “Esperança na ressurreição dos mortos assim como Jesus Cristo ressuscitou. Proclamamos o conforto da Palavra de Deus, que direciona nosso viver e nos prepara para o morrer”. O pastor finaliza lembrando o cuidado com a pandemia, “este ano continuaremos seguindo os devidos cuidados nas celebrações nos cemitérios, uso de máscara e álcool em gel, além do distanciamento”.
Celebrações IECLB
Dia 2 (terça-feira)
8h – Cemitério Municipal
8h30 – Linha João Alves
9h – Agnes, Rincão e
Arroio Grande
9h20 Pinheiral Novo
9h30 Linha Sete de Setembro
9h45 Cemitério Paz Eterna
10h Pinheiral Velho
Celebrações Igreja Católica
Dia 30 (sábado)
16h: Missa na Com. Nossa Sra Aparecida de Alto Boa Vista
16h30: Missa na Paróquia da Ressurreição
Dia 31 (domingo)
8h: Missa na Paróquia da Ressurreição
8h30: Missa na Com. Santo Anjo da Guarda de Linha Nova
10 horas: Missa na Com. São Jacó de Quarta Linha Nova Alta
16h30: Bênção no Cemitério Nossa Senhora de Fátima em Cerro Alegre
Dia 1º (segunda-feira)
8h30: Missa na Paróquia Espírito Santo
17h: Na comunidade São José/Aliança
17h: Missa na Com. Imaculada Conceição de Linha Antão
18h: Bênção no Cemitério Agnes
18h30: Bênção no Cemitério Católico de Linha João Alves
18h30: Missa na Com. Santo Antônio de Linha Nova, estrada geral
19h: Missa na Paróquia da Conceição
19h: Missa na Com. São Francisco Xavier de Linha João Alves
Dia 2 (terça-feira)
8h: Missa com bênção no Cemitério Municipal (Paróquia Ressurreição)
8h30 – Bênção no Cemitério Santo Antônio
8h30: Missa na Matriz
9h: Missa na Com. Sagrada Família de Pinheiral
9 horas: Missa na Com. Nossa Sra Auxiliadora de Boa Vista
9h – Bênção no Cemitério dos Lopes (Capão da Cruz)
9h45 – Celebração Ecumênica no Paz Eterna
15h – Celebração Ecumênica na Comunidade Três Mártires
19h30 Missa na Igreja Santo Antônio
Dia 6 (próximo sábado)
16h: Celebração Ecumênica no Memorial Jardim Montanha dos Vales (Diersmann)
Horários cemitérios
Cemitério Ecumênico Paz Eterna
Das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 19h.
Dia dos Finados: Ao meio-dia não estará fechado
Cemitério Municipal
Das 7h às 19h30 sem fechar ao meio-dia
Cemitério Santo Antônio
Das 8h30 às 18h sem fechar ao meio-dia
Cemitério São João Batista
Das 8h às 18h sem fechar ao meio-dia
Cemitério Municipal recebe melhorias
No Cemitério Municipal foram realizadas melhorias para receber centenas de visitantes, como ocorre tradicionalmente todos os anos. Servidores da Central de Serviços, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass) efetuaram limpeza, pintura de cordões, corte de grama, roçada entre os túmulos e nivelamento do calçamento interno.
Quem aproveitar a data religiosa para prestar suas homenagens a entes queridos terá facilidade para se situar no local. Foram colocadas placas indicando as fileiras, com as devidas numerações para que os visitantes possam facilmente encontrar as sepulturas.
No terça-feira, 2, uma equipe estará no cemitério recolhendo o lixo e o setor administrativo estará funcionando para prestar atendimento a quem precisar. As pessoas deverão estar utilizando máscaras, conforme estabelecem os decretos em vigor.
E com a chegada de dias mais quentes, uma preocupação dos órgãos de saúde é com a dengue, que no início deste ano apresentou uma quantidade expressiva de casos no Município. A Vigilância Sanitária vai manter no Dia de Finados, agentes comunitários de endemias orientando a população nos principais cemitérios do Município.
O órgão pede aos visitantes que não utilizem vasos com água para colocar as flores. Ao invés disso deve-se pôr terra nos recipientes, fazer furos para drenar a água e não deixar pratinhos embaixo.
Também é muito importante retirar as embalagens que envolvem vasos e buquês de flores e evitar plantas que acumulem água nas folhas, como as bromélias e as artificiais.
A parte administrativa do cemitério funciona das 7h30 ao meio-dia e das 13h às 16h30, de segunda a sexta-feira. Já nos finais de semana e feriados, o plantão acontece pelo (51) 9 9901-4806, das 8h às 17h.