Início Geral Homenagens a quem partiu

Homenagens a quem partiu

Ana Souza
[email protected]

O Dia de Finados, lembrado em 2 de novembro, levou  inúmeras pessoas aos Cemitérios do município para homenagear com flores e orações seus entes queridos que já partiram. Para receber o grande público, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Públicos, realizou melhorias nos locais, com limpeza e serviços de manutenção. Nos Cemitérios estavam disponíveis água para as limpezas e areia para a colocar nos vasos de flores.
O movimento nos locais foi registrado desde o início da manhã de sexta-feira quando os Cemitérios abriram para visitação a partir das 7h45min até as 17h30min, sem fechar ao meio-dia. O sol forte não impediu que familiares prestassem suas homenagens.
O secretário da pasta, Antônio Nascimento, fez uma avaliação do Dia de Finados. “Tudo transcorreu dentro do esperado, sem maiores problemas. As pessoas tiveram a maior tranquilidade para homenagear aqueles que partiram.”

Fotos: Rolf Steinhaus

Familiares aproveitaram o Dia de Finados para homenagear os entes queridos com orações, flores e velas

Cemitério Municipal, um dos maiores da região, recebeu um fluxo intenso de pessoas no Dia de Finados

_______________________

Memorial Eletrônico é novidade no Paz Eterna

Um sistema inédito para obtenção de informações de pessoas já falecidas é novidade no Cemitério Ecumênico da Paz Eterna de Santa Cruz do Sul, sendo também destaque no Brasil entre os cemitérios verticais.
O sistema, oferecido aos visitantes, foi instalado há duas semanas e, através deste, é possível a localização de gavetas com a biografia de cada pessoa. Com acesso automatizado, o terminal eletrônico está localizado no interior do cemitério. Neste pode ser feita a busca pelo nome da pessoa que partiu, a localização da gaveta e a biografia.
O objetivo do uso do equipamento, segundo a direção do Paz Eterna, é preservar a história. O memorial eletrônica já conta com nove biografias e mais 20 sendo elaboradas. Os familiares de pessoas sepultadas no local podem optar pela adesão ou não ao serviço que é gratuito, sendo que todo o material a ser informado passa por aprovação dos familiares antes da inserção no sistema. O Paz Eterna já conta com site e no futuro a ideia é que os dados também possam ser disponibilizados online.

Sistema eletrônico possibilita a busca por dados de pessoas sepultadas no Paz Eterna