Início Sem categoria Homenagem e reconhecimento a santa-cruzenses

Homenagem e reconhecimento a santa-cruzenses

Alyne Motta – [email protected]

Com uma produção cultural intensa e de qualidade, não seria de se esperar que o reconhecimento a quem se dedique às produções artísticas e literárias viesse. Pensando nessa qualidade, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul tem um Departamento de Cultura, com uma pessoa dedicada e envolvida no que faz.
Mais do que o reconhecimento local, fundamental para quem produz, a coordenadora de Cultura, Marli Silveira, e o artista plástico Alceo Luiz de Costa, receberam um reconhecimento vindo de terras cariocas, na cidade de Niterói. Trata-se da outorga Medalha Leonardo da Vinci.
A mesma é destinada a artistas, acadêmicos e personalidades em destaque pelo trabalho realizado no meio cultural de diversas cidades do Brasil e do exterior. A solenidade acontece no dia 27 de abril, às 15h, no Plenário Brígido Tinoco, na Câmara Municipal de Niterói, Rio de Janeiro.

Divulgação

Marli e Alceo: reconhecimento vindo do Rio de Janeiro

Os nomes foram escolhidos através do trabalho que realizam. Marli Silveira tem diversos livros lançados, e em 2011 colocou mais um em sua lista, o Dupla Poesia, um trabalho poético que agora ganha o reconhecimento. E Alceo Costa ganha os méritos pelos trabalhos artísticos e esculturais que desenvolve.
Para a Coordenadora, o reconhecimento pelo trabalho que desenvolve aumenta ainda mais a responsabilidade do artista em fazer mais e melhor. Segundo ela, o que diferencia o trabalho de uma pessoa para outra é a verdade que cada um coloca nesse trabalho.
“A arte é que melhor responde a necessidade que o ser humano tem de estabelecer uma relação afetiva com o mundo e mostra que também temos uma relação emocional, afetiva, que estamos ligados aos outros pelos sentimentos”, afirma a coordenadora Marli.
De acordo com o artista plástico, a indicação para esta medalha é resultado de esforço, trabalho, dedicação e persistência. “Quando fazemos com vocação e carinho, o reconhecimento aparece. A união de todos os fatores faz com que os outros percebem a qualidade do nosso trabalho”, comenta Alceo.
A Medalha Leonardo da Vinci foi criada e idealizada pelo Comendador De Luna Freire, presidente nacional da Academia Niteroiense de Belas Artes Letras e Ciências, Estado do Rio de Janeiro. Marli e Alceo são os únicos homenageados gaúchos a receber o reconhecimento nesta edição.