Ana Souza
[email protected]
O Dia do Colono e Motorista, transcorrido em 25 de julho, foi lembrado por diversas festas e carreatas. Pelas ruas inúmeros caminhões, ônibus e demais veículos acompanharam as tradicionais carreatas. Em Santa Cruz foram realizadas pelas Paróquias. Em Vale do Sol e cidades vizinhas, também ocorreram homenagens.
Para celebrar a data foram realizadas bênçãos aos motoristas e também aos colonos, sendo um momento de gratidão por tudo o que eles representam. Na Paróquia Santo Antônio, o pároco, padre Fabrício Niederle explica o significado da atividade. “Desde 1987 que fazemos a festa dos motoristas, que este ano completou sua 36ª edição. Na época do padre Ênio Griebler, juntamente com a diretoria, pensaram em envolver as demais empresas que vinham se instalando em Santa Cruz do Sul, na região do Arroio Grande. Todos foram se envolvendo e mobilizando cada vez mais participantes. Com o tempo, mais pessoas abraçaram a ideia e hoje são inúmeras que se integram a festa alusiva. As empresas aguardam com alegria a visita dos representantes da paróquia para o dia da comemoração. Um momento de integração entre os funcionários, colaboradores, diretoria e familiares. O evento se torna uma verdadeira integração entre todos, assim como a realização da festa pela Paróquia Ressurreição, ocorrida no dia 27. Tudo se torna um momento muito especial, pois assim a comunidade se integra ainda mais nas ações das Paróquias. Agradecemos pela vida, trabalho, família e pela proteção no trânsito. Momento de alegria e a acolhimento.”
Durante a tarde foi celebrada a missa, em seguida a carreata com benção aos veículos e encerrando com jantar baile animado pela Banda Magia. Em torno de 100 pessoas participaram da missa. A carreata contabilizou cerca de 200 veículos e no jantar foram comercializadas em torno de 650 jantas.
VALE DO SOL
Em Vale de Sol, na localidade de Rio Pardense, o desfile alusivo acontece no dia 25 de julho. Em torno de 20 entidades participaram do evento que iniciou pela manhã. Estiveram integrados a Escola Municipal Felipe dos Santos, Grupos e Sociedades ativos de Rio Pardense. Como tema os 200 Anos da Imigração Alemã no Estado do Rio Grande do Sul. Após o desfile, ocorreu a tradicional quermesse no Salão Gabe, que contou com almoço e animação da Orquestra Metais em Brasa e em seguida, Banda Studio.
O desfile, conforme a organização foi uma oportunidade única para homenagear os colonos e motoristas, destacando a rica herança cultural e as contribuições significativas dos alemães que moldaram nossa região ao longo desses anos. Foi um momento de união, cultura e reconhecimento, onde todas as entidades e a população participam.