Início Sem categoria Homenagem à Orson Welles

Homenagem à Orson Welles

LUANA CIECELSKI
[email protected]

Como já é tradição, todas as terças-feiras, a Associação Amigos do Cinema Santa Cruz do Sul, realiza sessões onde são exibidos clássicos do cinema brasileiro e mundial, além de outras obras importantes, produzidas por diretores que marcaram ou estão marcando o mundo das telonas. Na noite de hoje, 12 de maio, será a vez de homenagear o diretor Orson Welles que teria completado 100 de vida no último dia 6 de maio. O filme exibido será Cidadão Kane.
Cidadão Kane é um filme americano de 1941, o primeiro filme de Welles, pela produtora RKO, e tem 120 minutos de duração, ou seja, duas horas. A história narra, através do drama e do suspense, a trajetória de Charles Foster Kane, um garoto que atravessa uma infância miserável, mas depois se converte em um dos empresários mais afortunados do planeta. A biografia do poderoso Kane é contada a partir de diversas entrevistas que um jornalista faz, e assim vai sendo tecida por diversos pontos de vista, já que cada entrevistado tem uma visão distinta desta figura enigmática; o filme atua como um misterioso quebra-cabeça que vai gradualmente revelando seu conteúdo.
Um fato curioso sobre essa obra, é que ela possivelmente foi inspirada na figura de William Randolph Hearst, um grande empresário do setor das comunicações da época. O próprio Hearst confirmou essa suspeita quando se mostrou incomodado com o projeto e contrário a sua produção. Ele acreditava que o filme conspirava contra sua imagem profissional. O filme, de fato, tinha diversos elementos em comum com sua vida pessoal, mas trazia também uma crítica à comunicação sensacionalista.
Além disso, Cidadão Kane também tornou-se uma obra marcante especialmente por conta de seus métodos narrativos, pelo diferente enquadramento da câmara e pela cenografia inovadora. Alguns críticos especializados a consideram, até hoje, a maior obra-prima da história do cinema. Por esses e outros motivos, este filme foi amplamente premiado, conquistando o Oscar de Melhor Roteiro e o prêmio de Melhor Filme da Associação de Críticos de Nova York. Welles, no entanto, jamais conseguiu obter o mesmo sucesso com outras produções, nem mesmo contratos com estúdios consagrados de Hollywood.
A sessão terá início às 20 horas, e ocorrerá, assim como nas outras edições, no auditório do Sindibancários, à rua Sete de Setembro, 489.

Divulgação/Internet

Orson Welles


Cartaz de Cidadão Kane de 1941