Ana Souza – [email protected]
A partir deste sábado, dia 5, até o dia 11 de maio acontece na Catedral São João Batista o 17º Cerco de Jericó. Serão sete dias e seis noites de orações, perante Jesus presente no Santíssimo Sacramento. O evento religioso, que terá como tema Invoca-me e te responderei (do Livro de Jeremias), é uma realização da Diocese de Santa Cruz do Sul e da Renovação Carismática Católica.
A programação inicia no sábado, 5, a partir das 9h com missa de abertura que segue com orações até a meia-noite. De 6 a 9 de maio, as orações iniciam às 6h e seguem até a meia-noite. No dia 10 as orações iniciarão às 6h seguindo até as 20h do dia 11 com a vigília da noite. Haverá várias missas, além das normais já realizadas na Catedral. Nos dias 7, 8 e 9, missas às 16h e 23h. E na quinta-feira, dia 10, missa de oração por cura e libertação às 20h. Diversos padres da Diocese de Santa Cruz do Sul se colocaram a disposição para celebrar as missas.
Fotos: Arquivo/RJ
Evento religioso acontece na Catedral São João Batista, de 5 à 11 de maio
As intenções durante as orações serão por todos os participantes e suas necessidades, governantes e a paz pelo mundo. Além de chamar a atenção para o Encontro Mundial da Juventude Carismática que se reunirá de 10 a 15 de julho em Foz de Iguaçú. Será uma preparação da juventude carismática para o encontro mundial que acontecerá em 2013 no Rio de Janeiro com a presença do Papa Bento XVI, momento este em que o país receberá a Cruz Peregrina que virá para o Brasil em julho. Em Santa Cruz do Sul ela estará em novembro. Assim, as orações no Cerco de Jericó serão para o êxito de todos estes acontecimentos.
SIGNIFICADO
O Cerco de Jericó é uma campanha de sete dias e seis noites de oração diante de Jesus presente no Santíssimo Sacramento. Sua inspiração mais remota encontra-se no capítulo 6 do livro de Josué. O texto sagrado nos conta que antes de chegar à terra prometida o povo de Israel se viu diante das grandes muralhas de Jericó que o impediam de prosseguir a caminhada. Obedecendo a voz de Deus, Josué, sucessor de Moisés e líder do povo, convidou os israelitas a orarem durante sete dias e sete noites rodeando as muralhas de Jericó, tendo à frente a Arca da Aliança, sinal da presença de Deus que caminha com seu povo.
Santíssimo Sacramento é o símbolo do Cerco de Jericó
Josué e os israelitas acreditaram na promessa divina de que, no sétimo dia durante a sétima volta, as muralhas cairiam e eles alcançariam a vitória, coisa que de fato aconteceu. No Cerco de Jericó colocamo-nos diante de Jesus presente no Santíssimo Sacramento e confiantes no poder da oração, pedimos que Ele derrube as muralhas que nos impedem de tomarmos posse de uma vida mais santa e feliz.