Início Saúde Hoje é o dia nacional de multivacinação

Hoje é o dia nacional de multivacinação

Ana Souza
[email protected]

Hoje, 18, em todo o país acontece o Dia D de multivacinação. Durante a ação será verificada a atualização da caderneta de vacinação para crianças de zero a 5 anos. O lançamento da campanha ocorreu na terça-feira, 14, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A iniciativa tem como objetivo a melhoria da cobertura vacinal do público infantil e será realizada em conjunto entre o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e municipais de saúde de todo o país. A ação ocorrerá de 18 a 24 de agosto, sendo hoje o Dia D de divulgação e mobilização nacional.
Durante a campanha de atualização estarão disponíveis as 23 vacinas destinadas à faixa etária. Uma das novidades será a inclusão de duas novas vacinas, a pentavalente (que protege contra a difteria, coqueluche, tétano, hepatite B e meningite) e a Vacina Inativada Poliomielite (VIP) que também passam a fazer parte do calendário básico da criança, o qual compreende a BCG, hepatite B, pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).
Em Santa Cruz do Sul o atendimento será feito das 8h às 17h em 23 unidades de Postos de Saúde e no Centro Materno Infantil (Cemai). Deverão comparecer todas as crianças menores de 5 anos de idade, mesmo as que já foram imunizadas com todas as vacinas. Também será disponibilizada a vacina contra a febre amarela para crianças com 10 anos. O objetivo da iniciativa é fazer a avaliação da caderneta – que caso tenha sido perdida, poderá ser solicitada uma segunda via no Posto de Saúde onde a criança costuma tomar as vacinas – e aplicar as doses que faltam, além da adaptação para o novo calendário com a inclusão das duas novas vacinas.
Segundo o Ministério da Saúde, para a operacionalização desta campanha, serão disponibilizados cerca de R$ 18,6 milhões, transferidos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) aos fundos estaduais e municipais. Aproximadamente 34 mil postos fixos de vacinação estarão abertos, além de postos volantes. Haverá o envolvimento de 350 mil profissionais de saúde e a utilização de cerca de 42 mil veículos. O público-alvo nesta faixa etária é de 14,1 milhões de crianças.

Rolf Steinhaus

Todos os Postos de Saúde e o Centro Materno Infantil (Cemai)
estarão atendendo menores de cinco 5 anos durante o Dia D de multivacinação

_____________________

Compreenda as novas vacinas da caderneta infantil

– Vacina Inativada Poliomielite (VIP): Crianças que nunca foram imunizadas fora de campanhas contra a paralisia infantil, irão tomar a primeira dose – com a vacina poliomielite inativada, de forma injetável – aos dois meses e a segunda aos quatro meses. Já a terceira dose (aos seis meses), e o reforço (aos quinze meses) continuam com a vacina oral (duas gotinhas). Enquanto a pólio não for erradicada no mundo – com a existência de três países (Nigéria, Afeganistão e Paquistão) endêmicos para a doença e 30 com circulação viral (surtos por importação de casos) , a vacina oral continuará a ser utilizada,
– Pentavalente: É aplicada de forma injetável e reúne em uma única dose, a proteção de duas vacinas distintas, a tetravalente – que protege contra coqueluche, tétano, difteria e infecções causadas pelo haemophilus influenzae tipo b (a meningite e outras doenças bacterianas) e que deixará de ser aplicada – e a vacina contra a hepatite B.