Lucca Herzog
[email protected]
Neste 22 de setembro, o Riovale Jornal completou 47 anos de circulação ininterrupta. Um dos mais tradicionais veículos de comunicação de Santa Cruz do Sul, “O jornal da comunidade” foi fundado em 22 de setembro de 1976, por Cacildo Pagel.
Em 1979, a empresa foi adquirida por Adalberto Felippe Dreher, iniciando-se assim um novo capítulo. Um ano depois, em 1980, o filho, André Felipe Dreher, juntou-se ao proprietário na direção, função que este passou a exercer sozinho a partir de 1995.
O pioneirismo é uma das marcas do jornal. Teve a primeira publicação jornalística da região do Vale do Rio Pardo impressa em off-set. Em 1990, teve capa e contracapa em cores, com fotolito e impressão feitos em gráfica própria. Já em 1994, marcou a trajetória da mídia, sendo o primeiro jornal do interior do Rio Grande do Sul a ter suas páginas diagramadas em computador. No ano de 1996, o Riovale Jornal novamente marcava a história como primeiro jornal a circular nas segundas-feiras.
Atualidade
Ao longo dos anos, o Riovale passou por uma série de mudanças e adaptações, para garantir o máximo de qualidade a assinantes e anunciantes. Para o diretor do jornal, André Felipe Dreher, os leitores vêm atualizando suas formas de consumir conteúdo jornalístico. Entretanto, reconhece que continuam valorizando o formato impresso. “Quando muitos disseram que o impresso iria diminuir nós aumentamos”, comenta.
Conforme o diretor, o jornal impresso tem constituído um veículo de comunicação cada vez mais importante por sua credibilidade: “Estes 48 anos aumentam nossa responsabilidade. É muito fácil errar. E no jornal físico não tem volta. Nas mídias sociais ainda pode ser remediado, mas o que também não nos exime de rigorosos cuidados”.
Durante o ano, o jornal iniciou uma série de mudanças visuais no impresso. Recentemente, o Riovale também passou a contar com um novo site (www.riovalejornal.com.br), mais moderno, com notícias que também são compartilhadas na rede social do Facebook e do Instagram. Esses portais de notícia são, na prática, um investimento que leva conteúdo mais dinâmico e diversificado para os leitores, e pode ser conferido tanto no computador quanto smartphone. Com informações atualizadas sobre o que acontece na comunidade santa-cruzense, essas plataformas possibilitam uma cobertura mais fluida em textos, imagens, vídeos, áudios e outros tipos de conteúdo multimídia.
Credibilidade
Para André Dreher, o norteador disso tudo é a outra grande marca do Riovale Jornal: a credibilidade. Com a imparcialidade da notícia e o compromisso com os leitores, no impresso e na internet, destaca-se a prioridade em confirmar a veracidade do que é informado, sem a pressa de “largar primeiro” a notícia. “Em função destes cuidados, somos um dos poucos jornais do RS com mais de quatro décadas sem nenhum processo por calúnia ou difamação”.
Compromisso com a comunidade
Segundo o diretor, o leitor poderá continuar contando com o Riovale de sempre, que permanecerá sendo o jornal da comunidade. “Os jornais que se dedicam à sua comunidade vão se dar melhor. Um jornal não vai conseguir abranger o Estado inteiro o tempo todo, precisa se dedicar ao local, uma tendência que já acontece fora do Brasil também”, conclui ele.
Hoje, o Riovale circula às quartas e sábados, e tem a sua sede na Rua Osvaldo Cruz, 402 (fone: 51 3056.3211). André Dreher salienta que todas as conquistas e avanços são frutos do apoio de seus apoiadores e amigos, e que a dedicação da equipe de funcionários é fundamental para estas mais de quatro décadas de atuação junto à comunidade: “Somos muito gratos a todos nossos leitores, assinantes e anunciantes, pelo prestígio e confiança em nosso trabalho. Trabalho que chega em vossos lares graças a nossa valorosa equipe, dos mais diversos setores, que sempre tem se esmerado para continuarmos firmes, sem perdermos a essência de nossa missão: informar com responsabilidade”.
Em suas páginas, o jornal oferece matérias sobre política, economia, polícia, variedades, saúde, educação, entre outros, além de colunas na área jurídica, culinária e social. Os tradicionais eventos do município, como Oktoberfest, Festa das Cucas, Festival Santa Cruz de Cinema, Stock Car, também são abordados, bem como o desenvolvimento do município na área socioeconômica, as realizações artísticas e culturais e as conquistas esportivas. Além disso, também realiza diversos cadernos especiais, nos quais empresas da cidade apresentam suas trajetórias de sucesso.
Revista Santa Cruzem Números
Criada em 2004, a revista Santa Cruz em Números, publicada anualmente pelo Riovale, tem se consolidado como uma carta de apresentação do nosso município. Por conseguinte, uma referência para empresários, investidores, pesquisadores, governantes e estudantes. É uma das publicações mais significativas do jornal, definindo um cenário geral do município, por meio de dados oficiais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em 2023, chega à sua 19ª edição, fazendo um recorte informativo sobre diversos setores da cidade. Com uma diagramação agradável e muitas fotos ilustrativas, a revista destaca as potencialidades locais. A premissa é a de que conhecer os próprios números é tão importante quanto prestar um bom serviço, e de que o embasamento estatístico é uma das fórmulas para a geração de conhecimento e desenvolvimento da cidade. Nas páginas do periódico, o leitor encontra informações que vão de saúde, educação, segurança pública, economia, renda e emprego a temas como meio ambiente, cultura, turismo e esporte.