Início Política Henrique Hermany defende a UTI Mista no Hospital Santa Cruz

Henrique Hermany defende a UTI Mista no Hospital Santa Cruz

Foto: Jacson Miguel Stülp

O vereador e líder do Governo, Henrique Hermany (Progressistas) destacou a luta em prol da manutenção da UTI Pediátrica no Hospital Santa Cruz. Ele explicou que em Santa Cruz existe uma UTI mista, com oito leitos de UTI Neonatal e dois de UTI Pediátrica. “A UTI Pediátrica foi um projeto encampado pela, então, primeira dama Kelly Moraes”, cita.

Hermany cita que pretende ampliar o debate para além da região. Ele pretende convidar para debate numa reunião especial que está requerendo junto com o vereador Francisco Carlos Smidt (PSDB), a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann; a deputada estadual Kelly Moraes; o deputado federal Pedro Westphalen; e representantes do Ministério da Saúde.

“Todo o problema está numa portaria do Ministério da Saúde que proíbe que impede as UTIs mistas. O formato do Hospital Santa Cruz que tem leitos mistos não pode seguir funcionando”, citou.

Na prática, ele explicou que uma UTI Neonatal atende recém-nascidos até 29 dias. Enquanto que quando bebês de mais de 29 anos precisarem de leito de UTI, teriam que ser deslocados a Venâncio Aires, onde será a referência. “Isso nós não podemos aceitar. Isso é andar para trás em uma conquista de mais de dez anos. E a Saúde é uma marca de investimento de todas as gestões. É hora de unirmos todas as nossas bancadas em prol da UTI Mista, com leitos de UTI Neonatal e Pediátrica”.