O líder do Governo, vereador Henrique Hermany (Progressistas) apresentou na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 1º de fevereiro, um relatório dos atendimentos realizados pela prefeitura em função da enxurrada na última quinta-feira, dia 28, quando houve uma chuva torrencial de mais de 100 milímetros em pouco mais de uma hora, que deixou um rastro de estragos pela cidade.
“Houve uma intempérie climática, mas se registrou uma onda de solidariedade para auxiliar mais de 800 famílias até esta segunda-feira”, citou. Segundo Hermany serão muitos dias de trabalho ainda para que se estabeleça a normalidade na cidade, mas a prioridade foi atender o risco humanitário de forma emergencial, para atender as pessoas em risco de vida ou de desabamento de suas residências, que foi possível graças à ajuda da comunidade.
Resumo das ações da Prefeitura no enfrentamento dos estragos da forte chuva
Quinta-feira (28/01)
– Prefeitura e Defesa Civil mobilizados para atender estragos causados pela chuva, com equipes percorrendo ruas e bairros do município para auxiliar os casos mais urgentes. Foram mais de 90 ocorrências, dentre elas muros caídos, casas desabadas, queda de árvores, princípios de incêndio.
– Adentimento no Centro Materno Infantil (Cemai) temporariamente suspenso, com informação para a população procurar a UPA 24 horas do Bairro Esmeralda.
Sexta-feira (29/01)
– Prefeita Helena Hermany convoca reunião emergencial com todas as secretarias e órgãos de governo, quando são definidas as ações para todo o município.
– Prefeitura monta estrutura para receber doações no Pavilhão 3 do Parque da Oktoberfest, local onde os moradores também podem se cadastrar.
– Atendimento no Cemai é reaberto.
– Prefeitura recebe doações da Defesa Civil Estadual.
– Defesa Civil fez mais de 25 vistorias técnicas em residências.
Sábado (30/01)
– Pavilhão 3 do Parque da Oktoberfest e Cras Beatriz e Integrar seguem abertos o dia todo para receberem doações e moradores retirando os donativos. Foram mais de 500 famílias atendidas até o sábado.
Domingo (31/01)
– Balanço atualizado de ações é divulgado
Desenvolvimento Social:
– 817 famílias atendidas no Pavilhão 3 e nos Cras Beatriz e Integrar
– 817 cestas básicas entregues
– 258 famílias solicitaram móveis
– maiores demandas de móveis no momento: geladeiras, estofados, roupeiros, colchões, máquina de lavar
Defesa Civil
– 550 metros de lona distribuídas
– 45 vistorias técnicas de engenharia em residências
Secretaria de Obras
– limpeza em córrego no Bairro Margarida
– patrolamento de vias nos bairros Esmeralda, Nazaré e Santuário
– retirada do pavimento danificado no bairro Verena e Santo Inácio
– caminhão-pipa fazendo a limpeza em calçadas de toda a cidade
– remoção de entulhos e galhos de árvores que obstruíram a passagem de água no Arroio das Pedras (travessia da BR 471)
Guarda Municipal
– 312 atendimentos e ocorrências
Segunda-feira (01/02)
– Força-tarefa com oito equipes de trabalho atua para reparar estragos. A operação consiste principalmente na limpeza das bocas de lobo e no recolhimento de móveis destruídos e galhos e entulhos
– Pavilhão 3 do Parque da Oktoberfest e Cras seguem abertos recebendo doações e atendendo famílias atingidas pela forte chuva da última quinta-feira.