Início Saúde Hemovida precisa de doadores de sangue

Hemovida precisa de doadores de sangue

O Banco de Sangue Hemovida, localizado junto ao Hospital Santa Cruz (HSC), está necessitando de doadores de todos os tipos. O banco precisa adequar o estoque à quantidade necessária de uso. Estima-se a utilização média de 500 bolsas mensais e, por isso, em caráter de urgência, solicita-se a colaboração dos interessados.
Para doar a pessoa precisa ter entre 18 e 67 anos. Porém, a primeira doação deve ser até os 60 anos. A partir dos 16, os responsáveis legais devem acompanhar o doador. Além disso, o peso mínimo é de 50 kg, e é preciso estar em boas condições de saúde, alimentado (lanche leve) e ter dormido ao menos quatro horas nas últimas 24 horas.
Os empecilhos para a doação é estar com sintomas de gripe, alergia respiratória ou febre; ter comportamento de risco, apresentado hepatite após os 11 anos de idade, ter realizado tatuagem nos últimos 12 meses, feito vacinação recente, estar amamentando ou grávida, ter apresentado DST nos últimos 12 meses ou ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação. A realização de cirurgia, o uso de drogas, o estado de saúde, alimentação, sedentarismo, doenças crônicas, prevenção nas relações sexuais, entre outros são avaliados na entrevista feita antes da doação.
O sangue coletado é analisado em laboratório antes das transfusões. O doador recebe os resultados dos exames em 30 dias. De cada pessoa é retirado 450 ml de sangue, sendo que o processo pode durar de 30 a 40 minutos. O intervalo mínimo de cada doação é de 60 dias para os homens (máximo quatro vezes por ano) e de 90 dias para as mulheres (máximo três vezes ao ano). Além de salvar vidas, o doador terá benefícios em eventos culturais da cidade com a sua carteira. Para recebê-la, basta os exames estarem corretos para transfusão. A pessoa pode retirá-la em 30 dias.
O Banco de Sangue atende de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 14h, sem fechar ao meio-dia. O doador deve vir munido de documento com foto (identidade, carteira de motorista ou de trabalho). O telefone para contato é (51) 3056-2103.