Início Geral Hemovida chama a atenção para a doação

Hemovida chama a atenção para a doação

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13 horas, mas no dia 14 será até as 16 horas

Luciana Mandler
[email protected]

Não importa a época do ano, doar sangue sempre é um ato de amor. É simples e rápido. Até mesmo na estação mais fria é fundamental que as doações sejam feitas, pois a demanda não para. No Banco de Sangue Hemovida, junto ao Hospital Santa Cruz, atualmente o estoque é considerado adequado, entretanto há um aumento de transfusões das tipagens sanguíneas O+ e O. Além disso, se percebe que a procura pela sala de doação é menor em dias mais frios.


Com a chegada do inverno, a equipe do Hemovida observa que o público para doações opta em doar após as 10 horas, tendo em vista que antes disso o frio é mais severo. “Mas, de momento, não observamos uma queda expressiva no número de coletas diárias, cenário observado nos primeiros dias de frio”, aponta o enfermeiro Mateus Antunes. Semana passada, por exemplo, a média foi de 35 doações por dia. Já nesta semana, com temperaturas mais baixas, a média é de 15 doações por dia.


Embora o estoque de sangue esteja bom, Antunes chama a atenção para que o público continue doando. “Precisamos manter a informação ativa na cabeça das pessoas sobre a importância da doação e manutenção constante dos estoques”, frisa, ao observar que são realizadas transfusões nas 24 horas do dia, na semana inteira, em seis hospitais da região. “Ou seja, as transfusões são constantes. Sendo assim, o estoque sempre precisará estar ok”, reforça.


O enfermeiro lembra ainda que surgem alguns impedimentos para doações com o ingresso do inverno, tais como gripe, tratamentos respiratórios, vacinas, dentre outros. Ele alerta que, com o aumento das transfusões, o Hemovida precisa de mais sangue, principal dos tipos O. Além disso, é preciso manter as coletas para a manutenção do estoque, pois há prazo para uso. “As hemácias têm validade de 35 dias e as plaquetas, de cinco dias. Sem falar que trabalhamos com as demandas dos hospitais. Ou seja, aumentam os procedimentos e as internações, consequentemente aumentam as transfusões”, sublinha Antunes.

HORÁRIO ESTENDIDO

Outro ponto importante, segundo o enfermeiro do Hemovida, é aproveitar o mês de junho. No dia 14 é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS). “Neste dia, estaremos estendendo as doações até as 16 horas, sob agendamento prévio”, ressalta.

Hospital Santa Cruz necessita de fraldas geriátricas

O Hospital Santa Cruz (HSC), por meio do Serviço Integrado de Atendimento Psicossocial (Siap), solicita a colaboração da comunidade para a doação de fraldas geriátricas, especialmente nos tamanhos G e Extra G. As mesmas serão destinadas para pacientes que se encontram em condição de vulnerabilidade social e/ou com vínculos familiares rompidos.


O volume desse material que o HSC precisa utilizar é muito grande e frequentemente a instituição solicita a colaboração da comunidade para suprir esta que é uma das necessidades sociais básicas dos pacientes internados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Outras informações podem ser obtidas com o Siap pelo telefone (51) 3713-7443.