Tiago Mairo Garcia
[email protected]
Em ato que marcou o primeiro dia de governo, a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, assinou no final da tarde de ontem, 4, o termo de compromisso com o Hospital Ana Nery para a retomada do plantão 24 horas do Complexo de Saúde Ignez Irene Moraes, popularmente conhecido como Hospitalzinho, no Bairro Santa Vitória. Desde 2017, o plantão médico 24 horas havia sido suspenso no local sob alegação de baixa demanda e como medida de economia. No entanto, na visão da atual administração, o serviço neste horário atende a uma necessidade da população que mora na zona Sul do Município e tem o local como referência em atendimento de urgência e emergência.
Respeitando o distanciamento social em razão da pandemia de coronavírus, vereadores, secretários municipais e lideranças da comunidade prestigiaram o ato de assinatura do termo de compromisso realizado pela prefeita Helena Hermany, a secretária Municipal de Saúde, Daniela Dunke e pela diretora operacional do Hospital Ana Nery, Sandra Mara Weiler. Com a retomada do atendimento noturno, o Hospitalzinho passa a funcionar durante 24 horas por dia, sem interrupção. Já o plantão pediátrico é realizado no horário das 17h às 23h. Nos próximos dias será elaborado um termo aditivo ao contrato de prestação de serviços.
Primeira a se manifestar, Sandra Mara Weiler frisou ser uma satisfação participar da retomada do plantão 24 horas do Hospitalzinho. “Entendemos como importante esta retomada de urgência e emergência para os moradores da zona Sul. Hoje, temos uma demanda de 95 pacientes atendidos por dia até as 23h e com o plantão essa demanda de atendimento irá aumentar”, frisou a diretora.
A secretária de Saúde destacou que a reabertura do complexo no turno da noite é o início de um grande trabalho que a Administração tem pela frente. “Vamos rever toda a questão da atenção básica para qualificar nossos serviços. Sabemos da importância que o Hospitalzinho tem para a cidade, principalmente para a comunidade da zona Sul, que terá o atendimento 24 horas perto de suas residências”, disse Daniela Dunke.
“Se uma vida for salva, já valeu a pena”, diz prefeita
A reabertura da instituição de saúde no horário compreendido entre 23h e 7h do dia seguinte é um compromisso de campanha, que expressa o ideal de cuidado com as pessoas como espírito da atual Administração. “Governar é eleger prioridades e a saúde está dentro do cuidado social. Priorizar saúde é cuidar das pessoas. Afinal, quanto vale uma vida? A vida não tem preço, se uma vida for salva, já terá valido a pena”, disse Helena.
Na avaliação da prefeita, a interrupção no atendimento do plantão noturno ao longo dos últimos três anos tornou mais difícil a vida dos moradores dos bairros da zona Sul. “As pessoas têm dificuldade em se deslocar até o Centro da cidade para buscar atendimento na UPA e no PA. São pessoas carentes, que precisam ter o serviço mais perto de suas casas”, reforçou. Ao dirigir-se a uma moradora do bairro, Helena lembrou da promessa feita no período de campanha e disse que espera que a partir de agora as portas da instituição de saúde estejam abertas 24 horas. “Sei o quanto esse foi o desejo da comunidade. Houve passeatas, manifestações e as pessoas foram ignoradas. Agora começa um tempo diferente, vamos escutar as pessoas e fazer aquilo que elas necessitam. Ao finalizar, a prefeita saudou o vereador Sérgio Moraes (PTB), que estava presente ao ato, destacando que a unidade de saúde leva o nome da avó do edil, além de lembrar e valorizar o trabalho realizado no local pelos ex-prefeitos Sérgio Moraes e Kelly Moraes, que são pais do vereador.