Na tarde desta segunda-feira, 7, a prefeita eleita Helena Hermany anunciou mais quatro integrantes do primeiro escalão do seu governo a partir de janeiro de 2021. Uma equipe multidisciplinar e técnica estará no comando da Secretaria Municipal da Saúde.
A secretária da Saúde será Daniela Dumke, 35 anos, enfermeira formada pela Unisc e com pós-graduação em gestão de pessoas, administração hospitalar e auditoria em serviços da Saúde. Já atuou no Hospital Santa Cruz, no Centro de Vacinas e exercia atualmente a função de coordenadora do Espaço Mamãe Criança na prefeitura de Vera Cruz.
Já o diretor administrativo-financeiro da secretaria será João Carlos da Rosa Corrêa, 54 anos, servidor público estatutário há 24 anos da prefeitura de Santa Cruz do Sul. Desde 2009, atua na Secretaria Municipal de Saúde. Bacharel em Direito, possui diversos cursos de formação e qualificação em Saúde Pública. Ativista e defensor do SUS, com atuação destacada no Conselho Municipal de Saúde.
A próxima diretora de Ações e Programas de Saúde, Anelise dos Santos Aprato, 49 anos, é assistente social formada pela PUCRS, atuando desde 1996 como servidora do município, sempre na área da Saúde Mental. Já coordenou o Centro de Atenção Psicossocial II, o Ambulatório dos Diabéticos e Hipertensos, e a área de Saúde Mental de Santa Cruz do Sul. É articuladora do Núcleo de Assessoramento Técnico (NAT), uma parceria entre Estado, município e Ministério Público.
Ainda integrou o anúncio a próxima diretora das Ações Especializadas em Saúde, Caren Picasso, 46 anos, graduada em Fisioterapia pela Ulbra e com vinte anos de experiência em docência na área. Mestre em Gerontologia Biomédica e especialista em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica, ministra cursos de aperfeiçoamento na área da dor e envelhecimento humano.