Aproveitando a 1ª Semana da Diversidade de Santa Cruz do Sul, a prefeita Helena Hermany anunciou nesta terça-feira, 12, o envio para a Câmara de Vereadores de um projeto de lei criando a Coordenadoria Municipal de Promoção da Cidadania LGBTQIA+. A informação foi divulgada em primeira mão para o presidente do Conselho Municipal da Diversidade (Comudi), Ruben Quintana, em reunião no gabinete.
A coordenadoria será criada para assessorar o Executivo na articulação, formulação, implementação e monitoramento de políticas públicas para a população LGBTQIA+.
“Chegou o momento de Santa Cruz sair apenas do discurso e partir para uma política pública que contribua efetivamente no combate do preconceito, da violência e da discriminação”, afirmou a prefeita Helena Hermany.
Já Quintana destacou que a criação da coordenadoria é uma bandeira defendida há várias gestões, mas que só agora será atendida. “Saúdo a prefeita Helena por finalmente abrir as portas e fornecer a estrutura para que a gente pesquise, estude e articule ações na promoção de cidadania, qualidade de vida e direitos básicos para a população LGBTQIA+ de Santa Cruz”.
Quintana afirma que já existe inclusive um mapeamento de recursos estaduais e federais disponíveis para serem captados e investidos pelo Executivo em projetos e ações que pretendem reduzir drasticamente o preconceito, a violência e a discriminação contra a população LBTQIA+. “A coordenadoria será um avanço considerável, um momento histórico, e vai permitir que muitas ações saiam do papel”.
Ao final do encontro, Quintana convidou a prefeita Helena para participar da 2ª Parada da Diversidade, marcada para 07 de agosto.