Um caso de roubo virtual foi registrado nesse fim de semana em Santa Cruz do Sul. Um empresário, que não teve a identidade divulgada, teve desvios de aproximadamente R$ 14 mil de sua conta corrente de um banco federal no município. O roubo ocorreu através de sete transferências bancárias com o mesmo valor para pagamento de duplicatas em benefício de uma pessoa. A vítima informou o problema ao banco, que segundo o seu relato, teria constatado uma falha no sistema para que as transferências fossem realizadas.
Conforme a assessoria de imprensa da Polícia Federal do Rio Grande do Sul, todas as informações recebidas sobre fraudes eletrônicas no Estado são investigadas e dependendo do caso, são encaminhadas para órgãos centrais da Polícia Federal para análise e tratamento dos dados com ferramentas específicas. “Nesse processo, as ocorrências são apuradas com a finalidade de identificar o local do crime e a atuação de grupos criminosos. Após essa análise inicial, as informações são encaminhadas às unidades da Polícia Federal nos Estados para prosseguimento das investigações”, informou a assessoria de comunicação da PF.
De uma maneira geral, os crimes praticados são invasão de dispositivo informático (Art. 154-A do CP), furto mediante fraude (Art. 155, §4º, II do CP), modificação ou alteração não autorizada de sistema de informações (Art. 313-B do CP), estelionato majorado (art. 171, § 3º do CP) e inserção de dados falsos em sistema de informações (Art. 313-A do CP), conforme especificidades de cada caso.