Início Religião Há Diferenças

Há Diferenças

Igreja Batista Pioneira

“Porque o nosso Evangelho… chegou a vocês… em poder, no Espírito Santo e em plena convicção…” (I Tessalonicenses 1:5).

Olhando para esta afirmação de Paulo, conjectura-se: quando dizemos que somos cristãos e que seguimos a Jesus, nossas palavras são resultado de uma convicção pessoal ou de uma herança religiosa?

Convicção é segurança, confiança, certeza de fato inegável, presença da fé. A Bíblia define convicção pessoal como sendo “… a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos” (Hebreus 11:1).

Herança religiosa não tem nada a ver com a fé. É apenas informação, hábito religioso familiar. Esse tipo de “cristianismo” independe do conhecimento da Palavra de Deus e da obediência a Jesus. A convicção não permite ao cristão voltar atrás, abandonar a fé. Ele é perseverante! Herança religiosa não cria embaraços. Ela se adapta segundo as circunstâncias ou ambiente, porque não tem compromissos.

A convicção procede de Deus, por isso produz crescimento e fruto. A herança religiosa é estagnação. O cristão convicto busca conhecer a vontade de Deus. O herdeiro religioso torna-se indiferente à vontade Divina. O cristão convicto tem certeza que Deus é poderoso para cumprir suas promessas e nessa certeza, enfrenta as dificuldades da vida diária. O herdeiro religioso não tem certeza de nada e sente-se completamente perdido quando elas se apresentam.

A convicção, que é fé, dá ao cristão alegria e segurança quanto à vida eterna. Para ele, a morte não é o fim. O herdeiro religioso não tem a mínima idéia quanto ao amanhã. Você é cristão por convicção ou um herdeiro religioso? Herdar religião é não ter convicção.