EVERSON BOECK
[email protected]
Em 20 de setembro de 1989, um grupo de comerciantes de veículos liderados por Ademir Goettems, movidos pela necessidade de se organizarem, criaram a Associação dos Revendedores de Veículos de Santa Cruz do Sul (Arevesc). De início o objetivo da associação era criar um vínculo social entre os colegas revendedores, com reuniões-jantares e jogos de futebol. À época da fundação eram 14 o número de estabelecimentos comerciais do gênero na cidade, mas rapidamente, com o passar do tempo Santa Cruz do Sul já contava com mais de 40 revendas de motos e automóveis usados.
Com a expansão do ramo na cidade, surgiu também a necessidade de dilatar os objetivos da associação que passou a exigir dos seus associados o compromisso ético e financeiro com o consumidor, paralelamente à criação do Código de Defesa do Consumidor de 1992. A partir de então, para se associar-se à Arevesc, a revenda teria que ter no mínimo um ano de atividade comercial devidamente estabelecida e não ter restrições financeiras e jurídicas. Também foram criadas normas que distinguiam a revenda associada das demais onde o não cumprimento destas acarretava na suspensão ou na exclusão do comerciante dos quadros da associação.
Com a morte do presidente Junior Giordani em 1995, a Arevesc ficou inativa até o ano 2006. Durante esse período, Santa Cruz do Sul se consolidou como polo regional no ramo de revendas de veículos usados, chegando a contar com mais de 100 estabelecimentos do ramo. E foi por esse crescimento e pela importância desta atividade comercial que foi novamente reativada a Arevesc, a qual conta hoje com 25 associados e com os objetivos de organizar, unir e servir os associados e garantir aos clientes a aquisição de um produto seguro e de qualidade.
ROLF STEINHAUS
O Feirão da Arevesc é um dos eventos realizados pela associação
A diretoria
Presidente: Fabio Caramello
Vice-presidente: Victor Kaminski
Diretor Financeiro/Tesoureiro: Paulo Immig
1º Secretário: Leandro Lersch
2º Secretário: Jorge Belling
Diretor Comercial/Eventos: Sandro Barbosa
Conselho Fiscal e Consultivo: Rui Gewehr, Ornélio Mees e Tarcísio Possatti
DIVULGAÇÃO RJ
Alguns membros da diretoria e associados da Arevesc
ENTREVISTA
“Ampliar representatividade”
Em entrevista ao Riovale Jornal, o presidente da Arevesc, Fabio Caramello, fala sobre projetos, perspectivas e realizações da associação.
RJ – Quais os principais projetos como presidente da Arevesc?
Fabio – Ampliar nossa representatividade no setor é a principal meta a curto prazo. Alem do processo sucessório da associação. Temos eleições internas em novembro. A nova diretoria assume em janeiro de 2013.
RJ – Quantas revendas há em Santa Cruz do Sul e quantas são associadas atualmente? Há em outros municípios?
Fabio – Na cidade hoje há 90 revendas de veículos. Destas, 24 lojas são associadas. Para fazer parte da Arevesc é necessário a empresa ser de Santa Cruz do Sul.
RJ – O que poderá ser feito para captar mais revendas? Já há algum trabalho neste sentido?
Fabio – Convites pontuais são feitos a empresas do ramo. Existem pré-requisitos para poder ser aceito na associação. Infelizmente, nem todas as empresas têm condições de se associarem.
RJ – O que já implantou até o momento como presidente?
Fabio – O nosso mandato faz parte de um período que se iniciou em 2009. De lá pra cá, criamos o Feirão Carro nota 10, o encarte de classificados com tiragem de 50 mil exemplares por edição (estamos indo para a 43ª edição), reformulamos nosso portal; criamos a marca Carro Nota 10 como chancela comercial da Arevesc; construímos nossa Sede Social no Parque de Municipal de Eventos, dentre outras iniciativas.
RJ – Em relação ao Feirão da Arevesc. Quando iniciou? Quanto foi o crescimento desde a primeira edição? Objetivo do mesmo e qual a adesão?
Fabio – Tradicionalmente fazemos o Feirão Carro Nota 10 – Arevesc na rua, em frente ao Parque da Oktober. Nosso objetivo é de divulgar a associação e as lojas associadas, além de comercializar nossos produtos. O Feirão Carro Nota 10 – Arevesc é a oportunidade dos nossos clientes nos visitarem fora de nossas lojas. São mais de 400 veículos num só lugar. Para facilitar a negociação, sempre contamos com agentes financeiros na feira, que fazem aprovação de crédito no local. Quando o negócio é fechado, nossos clientes saem de carro na hora. Na última edição, em março, foram vendidos e entregues 155 carros nos dois dias de feira.
RJ – O que representa ver a Arevesc chegar aos 23 anos?
Fabio – É um motivo de orgulho. Somos a mais antiga associação de revendedores de veículos do RS e uma das mais ativas. Nossa longevidade só faz reforçar nosso compromisso com o consumidor e a comunidade santacruzense.
ARQUIVO PESSOAL
Presidente da Arevesc, Fabio Caramello
DEPOIMENTOS
“Sou associado desde a nova fase da Arevesc, há uns 6 a 7 anos. A partir da reorganização da Arevesc, fui convidado a participar da diretoria como secretário, na gestão seguinte fui tesoureiro e atualmente vice-presidente.
Fazer parte deste grupo é um orgulho, pois em nossos desafios sempre obtivemos êxitos. Criamos o site www.carronotadez.com.br ; unimos as lojas e juntos hoje mensalmente temos nosso encarte que está em sua 42ª edição com mais de 40 mil exemplares, com uma distribuição que abrange mais de 11 municípios da região. Além disso há o nosso Feirão que vai para sua 8ª edição.
Com a estabilidade de nossa economia, este setor foi um dos que mais cresceu nos últimos anos e, infelizmente, de uma forma um tanto desorientada na ordem tributária, contábil e com novo código de defesa do consumidor. Um grupo de lojistas de automóveis se reuniu convidando as revendas a reativarem a Arevesc a fim de, em conjunto, buscar orientação para estas questões, ações de vendas, entre outras.
A Arevesc hoje é sinônimo de transparência, confiabilidade e agilidade. As lojas associadas têm um compromisso com a Arevesc, que está sempre buscando ferramentas para aproximar ao máximo o consumidor de nossas lojas associadas.”
Victor Kaminski
Vice-presidente da Arevesc
__________________________
“Conheço a caminhada da Arevesc desde sua criação, há mais de 20 anos. Resolvi fazer parte desta associação porque, já naquela época, entendia que as revendas deveriam se unir e traçar metas com normas e deveres para possuírem um diferencial das demais.
Recordo que no início eram poucas revendas na cidade, mesmo assim os associados reuniam-se sempre uma vez por mês para conversar, analisar o mercado, jogar bola, confraternizar e trocar experiências. Logo foi aumentando o número de integrantes e a Arevesc começou a ter expressão maior como entidade.
Para mim, fazer parte da Arevesc é um motivo de orgulho, pois sempre participei da Diretoria e das reuniões, tendo sido, inclusive, presidente por dois mandatos. Entendo, também, que hoje a associação é uma das entidades de maior representatividade com seus associados, sendo no seu segmento a mais atuante, se não a única no estado do Rio Grande do Sul.
Vale ressaltar, ainda, o crescimento da entidade pelo belíssimo trabalho desenvolvido nos últimos anos, pelas novas diretorias, transmitindo qualidade e segurança na compra de um veículo em uma loja associada, fazendo Santa Cruz do Sul tornar-se o maior polo automotivo da região.”
ROLF STEINHAUS
Rui Gewehr
Integrante do Conselho Fiscal e Conselho Consultivo da Arevesc
__________________________
“Participo do Feirão Arevesc desde sua criação. Quando assumimos a presidência percebemos que havia interesse de muitos associados em realizar um evento maior para divulgar a associação e mostrar os produtos, além, é claro, de comercializar.
Como a maioria abraçou a ideia, fizemos a primeira experiência que deu muito certo. Desde a primeira edição notamos que ampliou a visibilidade da Arevesc, trouxe muitos clientes de outros municípios e levou nosso nome para a região, o que antes acontecia o contrário, muitos clientes do município iam comprar fora.
O Feirão de veículos da Arevesc, sem dúvida alguma, deu uma credibilidade muito maior para a associação em si e para as lojas que integram o grupo de associados. Prova disso é que a cada evento observamos que as vendas aumentam mais.
Para nós, associados, é muito bom e para a comunidade também porque ela encontra todas as lojas no mesmo lugar, com preços melhores e mais variedade sem precisar se deslocar tanto. Hoje fazemos o Feirão duas vezes por ano e estamos na 8ª edição.”
ROLF STEINHAUS
Sandro Ademir Barboza
Diretor comercial e de eventos da Arevesc